Quem nunca ouviu dos pais para “parar de fazer artes com a comida” quando era pequeno? Pelo visto, a designer ucraniana Daryna Kossar não levou esse conselho a sério. Isso porque hoje ela é uma especialista em criar desenhos e montagens utilizando os alimentos como matéria prima – e o pão de forma como base de todo o processo. O resultado é de encher os olhos e de dar água na boca!

Para produzir cada um dos retratos, Daryna tem uma espécie de ritual. Primeiro ela faz um esboço do personagem, paisagem, ícone ou qualquer que seja a inspiração em um papel. Depois, ela recorta cada parte e usa como base para deixar os alimentos no formato que deseja. Aí, é só encaixar cada uma das peças como um quebra-cabeça – e a arte fica pronta.

Um dos principais materiais utilizados pela artista é o pão de forma. Ela também usa frutas, legumes, verduras, chocolate e até açúcar. A combinação dos ingredientes para o retrato fica com um visual bonito e que não perde aquela vontade de comer.

Separamos abaixo os nossos retratos preferidos. Também dá para ver como Daryna faz arte com a comida dando play aqui.

Arte por Daryna Kossar

 

Arte no pão de forma

 

Coruja feita com laranjas

Para ver todas as obras da artista, basta acessar o Instagram de Daryna. Afinal, fazer arte com comida nunca foi tão interessante!

Por Lucas Tavares