Pode não parecer, mas nem todas as frutas emagrecem! Apesar de serem bem-vindas em uma alimentação saudável, quem deseja perder alguns quilinhos deve fazer as escolhas corretas. Isso porque algumas são bem calóricas – e podem colocar toda a dieta em risco. Quem nos ajudou nessa tarefa foi André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme.

Segundo ele, as frutas são ricas em fibras. Assim, são ótimas para proporcionar saciedade ao corpo, regular o intestino e os níveis de colesterol no sangue. “Algumas também possuem substâncias antioxidantes que impedem os ativos inflamatórios no organismo de interferir no processo de emagrecimento”, explica.

Elas ainda têm o poder de combater a retenção de líquidos, já que algumas são fontes de potássio. Vale lembrar: sempre invista na variedade de cores. Assim você dá conta de consumir os diferentes minerais e vitaminas que cada fruta contém.

O especialista indica o consumo de 3 a 5 porções diárias. E sempre fique atento aos excessos. Para facilitar, ele separou as melhores frutas para o consumo com foco em perder peso. Confira:

Maçã: É rica em pectina (fibra solúvel) e potássio, substâncias responsáveis por aumentar a saciedade, diminuir o ritmo de absorção da glicose e reduzir a retenção de líquidos.

Abacate: Apesar de ser bastante calórica, essa fruta é ótima para reduzir os níveis de colesterol ruim e elevar os de HDL, o colesterol bom.

Laranja: Fontes de fibras naturais. O alimento reduz o apetite e regula o intestino, diminuindo o colesterol.

Uva: São ricas em antioxidantes, neutralizando os radicais livres.

Melancia: Um ótimo inibidor de fome, essa fruta também hidrata o corpo e possui pouquíssimas calorias.

Pera: Também é rica em fibras, com a vantagem de permanecer mais tempo no organismo, ampliando os efeitos benéficos.

Limão: Ajudam na manutenção do peso e, também, na velocidade em que o metabolismo funciona.

Anotou tudo? Agora dá para comer as frutas da forma certa e sem exagerar. E ainda ter certeza de que a dieta para perder peso não será prejudicada.

Por Lucas Tavares