Você sabia que o gergelim veio das regiões africanas e é considerado uma das plantas mais antigas da humanidade? E mais: ele tem diversas propriedades nutricionais que podem trazer mais saúde e qualidade de vida para quem o acrescenta na dieta!

O gergelim (Sesamum indicum L.) costuma ser consumido principalmente por meio de sua semente, que é encontrada nas cores preta, branca e marrom. Ela é extremamente nutritiva. Confira os benefícios:

Ação antioxidante: A semente de gergelim evita o envelhecimento precoce e é capaz de prevenir algumas doenças – além de combater os radicais livres, que prejudicam o bom funcionamento das células.

Gorduras boas: Uma colher de sopa (aproximadamente 10 g) da semente contém 5 g de gorduras. Dessas, 84% são as chamadas boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas), muito importantes para a saúde do coração.

Fibras: A boa quantidade de fibras é outro grande benefício do consumo do gergelim! Em 10 g da semente, você encontra 5% das necessidades diárias de consumo. Elas ajudam a equilibrar os níveis de gorduras no sangue.

Minerais: O gergelim também é rico em magnésio e manganês, e a mesma poção de 10 g da semente conta com 14% e 13% das necessidades diárias, respectivamente. Os dois são importantes para manter o corpo em atividade e na formação e saúde dos ossos.

Como consumir

Não sabe como incluir o gergelim em sua dieta? A semente acrescenta um sabor especial e fica uma delícia em frutas, saladas, molhos orientais e massas para pães e biscoitos. Aproveite todos os benefícios desse ingrediente!