O óleo de girassol é um item supercomum nas cozinhas brasileiras. Mesmo assim, as sementes ainda ficam de lado na hora das receitas. Mas saiba: incluí-las no cardápio só traz vantagens! Isso porque elas são donas de nutrientes benéficos para a saúde. Entre eles, estão os óleos essenciais ômega-6 e ômega-9. Como não são produzidos pelo nosso organismo, eles são chamados assim porque precisamos alcançá-los por meio da alimentação.

A importância do ômega-6 e do ômega-9 para a sua saúde é imensa! A função anti-inflamatória e a capacidade de reduzir colesterol e triglicérides, melhorar o humor e atuar na atividade cerebral estão entre os principais benefícios.

A semente de girassol é rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que protegem o coração de diversos problemas, como os níveis altos de colesterol. Além disso, são fontes de potássio (previne cãibras), vitamina E (importante antioxidante que combate radicais livres) e magnésio (mineral essencial na formação óssea).

Como consumir

Você pode optar por versões com ou sem casca, pura (como petisco) ou em bolos e biscoitos. Quando incluída nas receitas de pães, elas enriquecem o alimento com minerais e fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal e prolongam a sensação de saciedade. Cinco sementes por dia são suficientes para trazer benefícios à saúde, sem causar aumento significativo no total de calorias consumidas.

Crie receitas com a semente de girassol e depois conte para a gente a sua favorita! Afinal, além das vantagens para a saúde, elas levam mais sabor em suas refeições!