No dia mundial do meio ambiente, cabe reafirmarmos um assunto muito importante, que é a preservação dos recursos naturais. A água por exemplo,  que é um bem tão valioso, ainda não é tratada da maneira correta, pois existe a impressão de abundância no mundo. Alguns dados que comprovam o contrário:

  • Apenas 3% dos rios são de água doce
  • Os oceanos representam 75% da água do planeta, mas o processo de dessalinização é ainda bastante caro e inacessível.
  • O Brasil detém 12% da água potável do mundo

 

Diante deste cenário, é possível contribuir um pouquinho no reaproveitamento da água com medidas simples, mas de grande ajuda na sua casa ou comunidade. E Principalmente, educando as gerações mais jovens e fomentando a importância da preservação e cuidado com o meio ambiente.

Mudanças de comportamentos devem ser permanentes na rotina das pessoas e uma pesquisa da pesquisa Akatu mostra que apenas 27% das pessoas são de fato conscientes dos temas relacionados à sustentabilidade. Especialistas na área ambiental afirmam que é comum cidadãos abandonarem usos incorporados depois que o problema é aparentemente solucionado.

Vamos nos concentrar em algumas ações do cotidiano que podem ajudar na preservação:

Banheiro

Vasos sanitários: A caixa d’agua acoplada, a economia chega a 21 litros da água a cada uso.

Escovando os dentes: Molhe a escova e feche a torneira. Depois utilize um copo de água para enxaguar a boca.

Chuveiros: Redutores de vazão instalados em chuveiros ou torneiras, ajudam a controlar o volume de água.

 

Área de serviço

A água que escoa da máquina de lavar também pode ser reaproveitada. Você pode criar uma solução criativa com  um tubo que despeje a água com sabão no quintal para ser reaproveitada.

Cozinha

Você lava um prato por vez? Espere acumular um pouco, organize as peças e separe as mais sujas das menos limpas; assim você cria um sistema prático e rápido. É sempre importante retirar do prato o excesso de comida para gastar menos água. Se estiver endurecido, deixe de molho com um pouco de detergente.

Gostaram das dicas? Além de ajudar o meio ambiente, você vai sentir o impacto nas contas da casa. 🙂

Fonte:

Planeta sustentável, sabesp