O cálcio é o mineral mais abundante no nosso corpo e um dos mais importantes para a nossa saúde. Possui diversos benefícios como: desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes, garantir que o desempenho físico, contração muscular e o sistema nervoso funcionem adequadamente e contribuir para a prevenção de diversas doenças causadas pela sua gestão insuficiente. Seu consumo é muito importante durante toda a vida, porém, em algumas fases, seu consumo merece maior atenção como:

 

Infância: É um período de grande desenvolvimento em que ocorre uma grande demanda de cálcio e por isso, se ocorrer uma ingestão insuficiente, há maior chance de deficiências. É quando ocorre a formação dos dentes e ossos e o cálcio é um mineral fundamental para esse processo, além de contribuir para as contrações musculares e transmissões de impulsos nervosos.

 

Terceira idade: A partir da meia idade, pode começar a ocorrer a perda de massa óssea, essa situação é mais comum nas mulheres na primeira década após a menopausa. Essa perda acentuada ocorre principalmente pela redução hormonal de estrógeno, o que leva a menor absorção desse mineral no intestino. Para adultos e idosos, o principal papel da ingestão de cálcio é de compensar as perdas diárias desse mineral, já que, quando a excreção é maior que a absorção (quando não ocorre a ingestão adequada de cálcio), pode ocorrer a desmineralização dos ossos e prejudicar outras funções fisiológicas, como a cardiovascular, muscular e a regulação da pressão arterial.

Outro fator que pode prejudicar os níveis adequados de cálcio no corpo é a falta de falta de vitamina D, já que esta está vitamina está relacionada com a absorção de cálcio no intestino.

Mas para evitar que isso ocorra, e aproveitar os benefícios dos alimentos ricos em cálcio, que tal incluir fontes de cálcio na sua alimentação? As principais fontes desse mineral são o leite e seus derivados, como queijos e os iogurtes naturais, além dos vegetais verde escuros como couve e brócolis.

Mas que tal consumir o cálcio de uma forma diferentes? Com o novo pão da linha Wickbold+ cálcio com vitamina D, que uni sabor, saudabilidade e inovação, é uma opção gostosa e que fornece 34% da recomendação diária de cálcio em apenas duas fatias! Que tal experimentar?

 

 

 

Referencias:

  • FRANÇA, N. A. G.; MARTINI, L. A. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: cálcio. São Paulo: ILSI, 2014.

 

 

  • Philippi ST. Tabela de composição de alimentos: suporte para decisão nutricional. 2a. ed. São Paulo: Coronário; 2002