Gergelim é uma semente encontrada nas variações branco, preto e marrom. Ela tem alto teor de fibras, gorduras boas, vitaminas do complexo B e minerais, sendo um excelente aliado para o nosso organismo.

As fibras presentes na semente de gergelim auxiliam no controle do transporte do açúcar que ingerimos, ajudando no controle do diabetes. Elas também têm a função de controlar o colesterol.

A semente contribui para o funcionamento do intestino, auxiliando a digestão e combatendo a prisão de ventre. Quando consumida em conjunto com outras fontes de carboidrato, como pães, ela atua na velocidade de absorção dos alimentos fazendo com que a sensação de saciedade dure mais tempo. Essa função ajuda no controle da obesidade e manutenção do peso. Além de tudo isso, o gergelim ainda ajuda no fortalecimento dos ossos através dos seus minerais, em especial o cálcio.

A quantidade de consumo diária varia de pessoa para pessoa, o recomendado é entre 10g e 30g da semente. Para adequar a semente de gergelim à sua dieta, procure um profissional.

Uma boa forma de iniciar o consumo de gergelim é através de pães e biscoitos que tenham a semente em sua composição.