Não é fácil manter os cabelos saudáveis e bonitos, especialmente no verão. Além da escolha dos produtos mais adequados para as características individuais, os hábitos alimentares também podem ajudar na manutenção dos fios. Confira alguns nutrientes específicos que ajudam no cuidado diário da saúde dos cabelos:

Vitaminas A e E: pela sua ação antioxidante, protegem o desgaste dos cabelos. A primeira está presente em alimentos alaranjados, como cenoura e manga. Já a segunda está presente em castanhas e sementes.

Vitamina C: essencial para a formação da substância conectora das células capilares (colágeno). É possível consumi-la através de frutas cítricas e alguns legumes, como pimentão e tomate.

– Ácido fólico, vitaminas do complexo B e zinco: contribuem com a força das células capilares. O ácido fólico é encontrado em feijões, sementes e em produtos com farinha de trigo enriquecida. Já as vitaminas do complexo B e o zinco são encontrados em alimentos à base de cereais integrais e produtos de origem animal, como ovos e carnes.

Proteína: um dos principais componentes do cabelo. Presente principalmente em alimentos de origem animal, como carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados.

Uma alimentação balanceada ajuda na beleza dos fios. Além dela, são necessários outros cuidados especiais nesta época do ano. Confira como reduzir os efeitos da água do mar e da piscina nos cabelos.

Fontes:

I. Whole Grains Council. Whole grains: an important source of essential nutrients. Disponível em: http://wholegrainscouncil.org/whole-grains-101/whole-grains-an-important-source-of-essential-nutrients;

II. Bruno G. Have a good hair day. Huntington College of Health Sciences. 2009.