Independente se o café da manhã vai ser corrido, com calma, acompanhado, em movimento, doce ou salgado, o que importa é não deixar de consumir esta refeição importante. É possível incluir logo pela manhã alimentos que não são frequentes em outras refeições, como cereais integrais, lácteos e frutas. Esta é a composição mais adequada para o café da manhã, que contribui com o consumo de fibras, carboidratos, cálcio, proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais essenciais para quebrar o jejum noturno.

O que não faltam são opções para se deliciar e se nutrir logo pela manhã. Veja algumas sugestões:

Cabe destacar que o consumo do café da manhã está relacionado com o estímulo de atividades de concentração, atenção e memória, tão importantes na escola e no trabalho. E ainda, o consumo regular está associado ao controle de peso e benefícios para o coração, os ossos e a digestão. Motivos não faltam para incluir esse hábito no dia a dia!

Referências bibliográficas

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção. 2014.
  • International Food Information Council. Breakfast and Health. IFIC Review. Disponível em: http://www.foodinsight.org/Content/6/IFIC%20Brkfast%20Review%20FINAL.pdf