Você decidiu começar uma rotina de exercícios, mas ainda não escolheu qual esporte praticar? Uma simples caminhada pode ser a melhor solução! Para iniciantes em atividades físicas, poucas opções são tão interessantes quanto andar regularmente. Isso porque esse hábito traz diversos benefícios à saúde sem grandes impactos nas articulações. E ainda é uma atividade que vai melhorar seu humor, tonificar os músculos e ajudar na perda de peso. Precisa de mais?

Para a treinadora Ana Paula Oliveira, da academia Smart Fit, andar regularmente traz diferentes benefícios para a saúde. Esse hábito contribui em melhoras na circulação sanguínea, além de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Ao caminhar, você ainda faz a sua parte para prevenir doenças como a diabetes e a osteoporose.

De uma forma geral, você ainda melhora seu condicionamento físico, controla a ansiedade e reduz os níveis de estresse. Isso significa que subir alguns lances de escada não será tão doloroso quanto antes. Você vai se sentir mais descansado durante o dia, respirar e dormir melhor. A caminhada ainda tonifica e fortalece a musculatura das pernas, além de ser uma grande aliada em um processo de emagrecimento.

 

Como começar?

Para garantir todos os benefícios acima, a treinadora indica caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana. “O importante é iniciar aos poucos, e aumentar gradativamente até atingir meia hora de exercício. A partir daí, é a hora de aumentar a intensidade”. Ou seja: quando você se sentir confortável completando um percurso, aperte o ritmo para finalizá-lo mais rápido da próxima vez.

Como qualquer atividade física, as primeiras semanas serão as mais difíceis. Adequar essa atividade à rotina pode ser complicado, assim como os desconfortos musculares comuns nesse período. Para não desistir, Ana indica inserir a caminhada em um horário previamente escolhido, com uma temperatura agradável e terreno regular. Assim você vai transformar esse hábito em uma atividade prazerosa em pouco tempo!

Por Marina Oliveira