Aqui no Sabor em Movimento nós lembramos sempre que uma alimentação balanceada deve fornecer – em quantidades adequadas – todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Mas você sabia que, além de benefícios para a saúde, essa rotina pode refletir também em sua beleza? Isso acontece porque alguns itens presentes nessa dieta são aliados da pele, cabelos e unhas. Tem notícia melhor?

Separamos os nutrientes mais importantes para quem busca um cuidado especial com a beleza:

Proteínas (carne, frango, peixe, ovo, leite, queijo, iogurte): Contribui para a construção e manutenção dos tecidos do corpo – e é essencial para garantir a saúde da pele, cabelos e unhas.

Fibras (verduras, legumes, frutas, cereais integrais): Importantes para o bom funcionamento do intestino. Além disso, auxilia na absorção dos nutrientes essenciais à saúde e ao bem-estar.

Antioxidantes (verduras, legumes, frutas, castanhas, grãos integrais): Ajudam no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Líquidos (água, água de coco, sucos de fruta e chás sem açúcar): Uma correta hidratação ajuda a absorção de nutrientes importantes à saúde da pele, cabelos e unhas.

E como incluir esses alimentos no cardápio?

Procure variar o consumo de carne vermelha, frango, peixes e ovos nas refeições principais. Deixe o leite e seus derivados para o café da manhã e nos lanches intermediários. Também não se esqueça das verduras e legumes no almoço e no jantar – os tipos e as formas de preparação você pode variar.

Quando o assunto são as frutas, consuma suas preferidas em três porções por dia: no café da manhã, lanches e também como sobremesa. Já o arroz, as massas, os cereais e os pães devem ser preferencialmente integrais. Para manter a hidratação em dia, tenha sempre uma garrafa de água por perto.

Depois de saber quais são os alimentos amigos da beleza, e também como consumi-los, agora o próximo passo é incluir esses nutrientes o quanto antes na dieta. E comemorar os cabelos, pele e unhas mais saudáveis!