Falta pouco para as férias escolares – e já está na hora dos pais começarem a pensar em como agradar o paladar dos pequenos em casa durante esse período. Principalmente quando eles estão em grupo! A próxima vez que seu filho chamar os amigos para brincar, siga nosso roteiro e prepare lanches, sucos e pratos principais deliciosos. Felicidade garantida para toda a turma!

Quando o assunto são os lanches entre as principais refeições, capriche em preparações criativas. Essa pausa na brincadeira é importante para manter a energia e disposição dos pequenos. Os nutrientes que não podem faltar são carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Algumas sugestões de cardápio:

Lanche 1: Vitamina de leite com frutas + Biscoitos de polvilho com requeijão

Lanche 2: Bisnaguinha integral com requeijão + Frutas cortadas em formatos divertidos + Água de coco

Lanche 3: Mini wraps com queijo branco, cenoura e folhas verdes + Suco natural de fruta

Lanche 4: Enroladinho de peito de peru e mussarela + Frutas picadas com aveia + Chá

Já na hora do almoço ou jantar, a dica é reunir a criançada à mesa e saborear alimentos de diferentes grupos alimentares. É importante que o prato conte com verduras e legumes crus e cozidos (que fornecem vitaminas e minerais) carnes ou ovos (proteína de alta qualidade), arroz, massa, batata ou mandioca (carboidrato). Veja alguns exemplos:

 

Prato 1: Salada de folhas verdes e tomate + Purê de abóbora + Carne assada + Arroz e feijão

Prato 2: Salada de cenoura baby com tomate cereja + Couve refogada + Omelete + Arroz e feijão

Prato 3: Salada de folhas verdes com milho + Filé de peixe grelhado + Purê de batata com espinafre

Prato 4: Salada de folhas verdes e beterraba ralada + Peito de frango grelhado + Macarrão com brócolis

Aproveite esses momentos e peça a ajuda das crianças para o preparo dos lanches e das refeições. Esse hábito incentiva o apetite infantil, além de aproximar a criança de alimentos novos e saudáveis!