Nós já conversamos aqui sobre como conservar os alimentos e preservar os nutrientes na lancheira das crianças. Mas quais combinações podemos produzir para incrementar essa refeição feita na escola? É um desafio diário preparar opções criativas, saudáveis e que agradem o paladar dos pequenos. Por isso, convidamos a nutricionista Cintia Pettinati, da Venutri Consultoria Nutricional, para resolver esse dilema. Confira nossas sugestões!

A especialista esclarece que, mesmo que esse cuidado especial com o cardápio da lancheira demande tempo, o resultado é o melhor possível. “Essa atitude vai proteger a criança de doenças como a diabetes e a própria obesidade, que afeta cada vez mais essa faixa de idade”.

Ela aconselha uma conversa prévia com os pequenos sobre estes riscos e, só depois, começar a preparar opções mais saudáveis, todos os dias. “Inclua várias frutas coloridas, pães de forma integrais, sucos naturais e água”, complementa.

Lembre-se sempre dos grupos de ingredientes que não podem faltar: líquidos, frutas, carboidratos e proteínas. Você pode, por exemplo, variar entre bolos simples, pães com gergelim, biscoitos doces sem recheio e barras de cereal. E também geleia de frutas, queijo branco, ricota, leite, iogurte, banana, maçã e uvas.

Para facilitar a tarefa para os pais, a nutricionista montou quatro exemplos de cardápios saudáveis para a lancheira das crianças:

 

1. Leite com achocolatado + 1 pedaço de bolo de fubá sem cobertura + 1 maçã

2. Suco natural de fruta + 1 sanduíche natural com queijo, peito de peru e tomate + 1 salada de frutas

3. Vitamina de banana + 5 bolachas de aveia e mel + 1 potinho de mamão picado

4. Iogurte de frutas + 2 bisnaguinhas com requeijão cremoso e presunto + 1 banana

Agora, a lancheira do seu filho tem tudo para ser mais completa, saudável, gostosa e nutritiva. Tudo ao mesmo tempo!

Por Lucas Tavares