O natal está chegando e, com ele, a tradicional ceia com familiares e amigos. Essa refeição é recheada de pratos e sabores típicos como as frutas secas e frescas – damasco, uva, lichia e pêssegos – as castanhas e nozes, farofas diversas e as carnes natalinas como peru, chester, tender e lombo.

Mas como escolher entre essas carnes tradicionalmente natalinas? Primeiramente, essas quatro carnes têm uma forma de preparo e uma característica nutricional em comum: todas são preparadas no forno, o que, pensando em calorias, pode ser uma vantagem, quando comparadas a preparações fritas e/ou grelhadas e são fontes de proteína e ferro. Cada carne, porém, têm as suas características quanto à origem, sabor, aroma e composição nutricional.

Abaixo estão algumas características e um comparativo entre essas 4 opções de carnes para te ajudar no momento de sua escolha:
– Peru: ave nativa da América do Norte, que apresenta carne bastante saborosa (peito: carne branca e coxas: carne mais rosadas). Dentre as outras opções natalinas, ele é a que apresenta menos calorias e menor teor de gordura, porém, fica em segundo lugar para a carne com maior teor de sódio, perdendo apenas para o tender;
– Chester: tipo especial de frango, que foi criado para ter mais peso e grande quantidade de peito e coxa (essas partes representam mais de 70% da ave, enquanto no frango comum representa 45% do peso). É a carne que possui a maior quantidade de gordura e cálcio (quantidades relevantes), além de também ser fonte de zinco;
– Tender: pernil defumado de porco, ou mais conhecido como um tipo de presunto. Com sabor e aroma bem marcante, esse corte, comparado aos outros três, não apresenta uma composição nutricional de destaque, a não ser por conter a menor quantidade de colesterol.
– Lombo: tipo de corte localizado nas costas do porco. Comparada as outras carnes, apresenta o menor teor de gordura e sódio, além de apresentar quantidades relevantes de potássio e uma maior quantidade de proteína, em 100g.

A noite de Natal, além de ser tradicionalmente marcada pelos pratos típicos e deliciosos, é também um momento de celebração e união. Aproveite para fazer essa escolha junto com seus entes queridos, baseando-se tanto nas características nutricionais que mais se adequam aos seus objetivos quanto no paladar e preferências das pessoas que estarão com você nesse dia tão especial!!