Com a chegada de um novo ano, a gente sempre se anima em fazer uma listinha com os hábitos que desejamos mudar em nossas vidas! É a hora de repensar o que fazemos de errado e recomeçarmos com o pé direito, em busca de mais saúde e qualidade de vida. Por conta disso, fizemos o nosso check list como uma ajuda extra para você criar uma nova rotina alimentar em 2014. Que tal começar essa mudança ainda hoje?

1. Faça as escolhas corretas antes e depois da academia. Se começar a praticar exercícios for um item na sua lista de mudanças no novo ano, fique atento aos alimentos que vão fazer parte do seu cardápio! Os carboidratos devem ser os protagonistas antes da atividade – e dividem espaço com as proteínas depois dela. Assim, você garante energia e disposição para render mais. Confira outras dicas para montar suas refeições pré e pós-treino aqui.

2. Inclua mais gorduras boas no cardápio. Também conhecidas como insaturadas, as gorduras boas são essenciais para que você proteja seu corpo e ganhe mais qualidade de vida. Além de aumentar os níveis do colesterol bom, elas ainda previnem doenças do coração e controlam os triglicérides. Aqui você descobre em quais alimentos pode encontrar tantos benefícios.

3. Equilibre os nutrientes na hora de montar seu prato. Essa dica é superimportante para quem faz as refeições principais fora de casa! Ao preparar seu almoço ou jantar em um restaurante, fique atento para garantir as porções de carboidratos, proteínas, vegetais e frutas. Nesse post você vai encontrar o roteiro completo para não errar.

4. Faça pequenos lanches entre as refeições. Ficar com fome no meio da manhã ou da tarde é um hábito que só vai prejudicar sua dieta! Para evitar exageros, aposte nos snacks saudáveis 3h depois do café, 3h após o almoço e 2h depois do jantar. O que acha de levar palitinhos integrais, frutas ou uma barra de cereal para o trabalho? Assim, você evita a tentação de comer o que não devia nessas horas.

5. Monte um diário para acompanhar seus avanços. Depois de incluir os novos hábitos na rotina, não se esqueça de anotar tudo! Com esse acompanhamento, é possível enxergar os exageros e fazer as alterações necessárias no cardápio. Além disso, você ganha uma motivação extra para seguir em frente! Veja aqui como começar.

O que não faltam são bons motivos para você mudar seus hábitos alimentares em 2014! Por que não começar hoje?

Por Marina Oliveira