De acordo com dados da ONU, um terço dos alimentos produzidos no mundo por ano vai para o lixo. O desperdício é um grave problema no mundo todo, mas pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar a reverter essa situação.

Conheça cinco iniciativas que reaproveitam os alimentos como forma de reduzir o desperdício. Elas podem servir de inspiração para ideias que se apliquem em nossas comunidades, empresas e círculos de amigos.

Programa Alimenta Brasil

O IPEAS-Brasil desenvolveu um programa que recolhe alimentos hortifrutigranjeiros que seriam descartados de supermercados, mas estão próprios para consumo, e distribui para entidades que atendem ou abrigam crianças, idosos, gestantes e deficientes carentes.

Abrangendo inicialmente Brasília e cidades da região, como projeto piloto, o programa tem o objetivo de expandir as unidades de coleta e redistribuição, além de ampliar o número de parcerias com empresas alimentícias.

Banco de Alimentos da Ceagesp

O Banco de Alimentos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais (Ceagesp), de Presidente Prudente, doa alimentos hortifrutigranjeiros para 22 entidades sem fins lucrativos do município. Para viabilizar o programa, cerca de cem empresas que atuam no local separam alimentos em boas condições de consumo e voluntários das entidades cadastradas recolhem os produtos direto no local.Com essas doações, são oferecidas refeições para até 6 mil pessoas todo mês.

Pay As You Feel Café

Um café em Leeds, na Inglaterra, tem seu cardápio formado por pratos feitos com alimentos fora da validade, mas ainda bons para consumo, doados por mercados, feiras e restaurantes locais. Os visitantes pagam o que acharem justo, não há preço definido.

Foodsharing

Um site alemão criou uma plataforma para o compartilhamento de alimentos que iriam ser descartados. Se você comprou algo e não conseguiu consumir, nem vai conseguir antes do vencimento, pode cadastrar na plataforma e um interessado vai até a sua casa buscar. Dessa forma simples evita-se o desperdício de diversos alimentos que iriam direto para o lixo.

FoPo Food Powder

Uma startup da Suécia criou uma tecnologia que transforma frutas vencidas em pó por meio da desidratação delas. Chamada de FoPo Food Powder, ela aumenta a validade das frutas de duas semanas para dois anos. Os alimentos são comprados de varejistas e agricultores por um valor bem menor do que o usual, por estarem perto do vencimento ou vencidos, beneficiando tanto a empresa sueca quanto os vendedores que teriam prejuízo com as frutas descartadas.

A startup espera reduzir 40% do desperdício de alimentos até 2050.

Que tal conversar sobre o assunto com as pessoas mais próximas e tentar pensar em soluções locais? Pode ser uma feira de trocas improvisada no condomínio ou no trabalho, com os alimentos que não serão consumidos em casa, por exemplo. A criatividade não tem limite, se cada um fizer a sua parte o mundo será um lugar muito melhor para todos.

O desperdício normalmente começa em casa. Confira aqui dicas de organização da geladeira e da despensa para dar o primeiro passo na solução desse problema.

Fonte: Catraca Livre; Portal G1; IPEAS-Brasil.