Você já descobriu qual é a atividade física que mais combina com seu estilo? Então chegou a hora de experimentar um novo esporte! Adicionar um exercício complementar aos treinos é uma maneira interessante de trazer desafios e estímulos diferentes ao corpo. Assim, você aumenta a perda de gordura, fortalece novos músculos e garante uma vida mais saudável, sem excessos.

O educador físico Marcos Ayran, da academia K2, lembra que as atividades de impacto (como a corrida) podem ser complementadas com séries de musculação. “Os ganhos são de resistência, e o corpo fica protegido de lesões”, destaca.

Ele ainda lista o ciclismo e a natação como exercícios de baixo impacto que podem complementar a corrida feita na esteira ou na rua. Essas atividades poupam a musculatura e as articulações, e estimulam o trabalho de grupos musculares que normalmente não são utilizados no outro esporte.

“A bicicleta é uma ótima estratégia para driblar a monotonia da esteira e fazer o corpo ter estímulos diferentes”, completa. Entre os benefícios da bike estão a melhora nas condições cardiorrespiratórias e a diminuição da gordura corporal.

Mas atenção! Marcos faz questão de lembrar que não é recomendado praticar exercícios todos os dias. “Toda pessoa – do iniciante ao profissional – deve intercalar treinos com descanso”, alerta. Essa pausa é importante para relaxar a musculatura, evitando sobrecargas ou lesões.

O que acha de escolher uma nova atividade para tirar seus treinos da monotonia e ganhar mais rendimento e qualidade de vida? Conte sua experiência pra gente nos comentários!

Por Marina Oliveira