O armazenamento inadequado de pães e torradas pode fazer com que esses alimentos fiquem secos ou até mesmo embolorados. Para evitar que isso aconteça alguns cuidados são necessários. Confira, a seguir, algumas dicas de como armazenar pães e torradas corretamente.

Cuidado na hora da compra:

          As dicas para a conservação dos pães e torradas se iniciam no momento da compra. A primeira dica, é conferir a validade dos produtos, optando por aqueles que estão com o prazo mais extenso, a segunda, é evitar deixar os produtos por muito tempo dentro do carro, principalmente, em dias mais quentes.

Cuidados com o produto e a embalagem:

          No caso dos pães, pode ser utilizada a embalagem original, que deve ser mantida sempre bem fechada, já nos casos das torradas, muitas vezes é difícil armazenas adequadamente na embalagem original, por isso, podem ser colocadas em potes ou sacos plásticos com zip. Essa proteção é essencial, pois, a exposição ao ar pode desencadear reações químicas nos produtos, fazendo com que eles estraguem ou ressequem mais rápido.

          Uma outra dica, em relação aos pães, é manter as fatias que ficam no início e no final do pacote, pois as cascas mais grossas também auxiliam na conservação.

Cuidados com o local de armazenamento:

          O ideal é que os produtos sejam armazenados em locais frescos e arejados, longe de produtos de limpeza ou outros com forte odor. Outro fator que pode reduzir o tempo de conservação dos produtos é o calor, por isso, é preciso evitar locais com exposição direta da luz solar ou lâmpadas.

Armazenar na geladeira

          Essa pode ser uma alternativa para conversar os pães e torradas por mais tempo, tendo cuidado apenas, para que a embalagem esteja adequadamente fechada e os produtos estejam longe das partes mais úmidas da geladeira.

Armazenar no freezer

          Para pessoas que demoram para fazer o consumo dos pães, congelar pode ser a melhor solução para conservação por mais tempo. O ideal é congelar os pães ou torradas em porções individuais, pois, quando descongelados, não devem ser congelados novamente. Assim como na geladeira, a embalagem deve ser adequada e estar bem fechada.

          Pronto, agora que você já sabe como armazenar corretamente pães e torradas, pode saborear todos os produtos Wickbold até a última fatia!

Referência:

  1. ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. Disponível em:<https://www.abip.org.br/site/curso-congelamento-de-paes/>. Acesso em: 02, nov 2020.      
  2. MCGEE, Harold. On food and cooking: the science and lore of the kitchen. Simon and Schuster, 2007.                                                                                                                     
  3. USDA – United States Department of Agriculture. Por quanto tempo posso armazenar pão? 2019. Disponível em:<https://ask.usda.gov/s/article/How-long-can-I-store-bread>. Acesso em: 02, nov 2020.