Já estamos na contagem regressiva para as ceias de fim de ano! Nessa época, não existe nada melhor do que reunir a família e os amigos em uma mesa repleta de ingredientes deliciosos e típicos das festas. Mas como passar por esse período cheio de tentações calóricas sem deixar a alimentação saudável de lado? Para responder essa pergunta, listamos algumas dicas. Com elas vai ficar mais fácil celebrar o Natal e o Réveillon sem exageros.

  1. Mesmo com a correria para deixar os pratos da ceia prontos, não chegue na hora dessa refeição com fome. Não se esqueça de se alimentar bem durante o dia para fugir dos exageros. Beber muita água também é importante, já que estamos em um período de calor e à noite existe o costume de tomar bebidas alcoólicas, que causam a desidratação.

  2. Se achar mais seguro, dispense as entradas e fique apenas com a refeição principal. Se quiser comer a sobremesa, compense reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas. Outra dica é fazer um pratinho com seus quitutes preferidos em vez de ficar beliscando, diz o médico.

  3. Além dos clássicos calóricos do Natal, prepare também um cardápio mais saudável, como saladas e peixes. Opte pelas massas com molhos à base de tomate, e não o branco. Uma ideia interessante é deixar os panetones e outros doces típicos apenas para a ceia sem consumi-los em excesso nos dias anteriores.

  4. Se conseguir um tempinho dentro da agenda apertada das vésperas de Natal e Ano-Novo, pratique seu exercício físico predileto. 40 minutos de caminhada já são suficientes para compensar os possíveis excessos que você cometer à noite.

  5. Exagerou na bebida ou nos alimentos gordurosos durante a ceia? Lembre-se de no dia seguinte beber muita água e seus chás preferidos, além de escolher legumes, verduras e vegetais no prato. O segredo é voltar ao ritmo normal no dia seguinte.

Gostou das dicas? Para facilitar a preparação da sua ceia, aqui no Sabor de Uma Vida Melhor você encontra opções de receitas para o Natal e Réveillon que são deliciosas, saudáveis e com baixas calorias como essa, de rabanada diferente, e essa, de canapés como entradinha.

Agora é só aproveitar a noite na companhia de pessoas queridas!