Estamos na contagem regressiva para a primavera e não há estação mais inspiradora quando o assunto são arranjos florais. Então, para enfeitar a casa, o escritório ou dar charme para qualquer ambiente, fizemos 3 vídeos para mostrar para você como fazer arranjos de flores pode ser mais simples do que você imagina:

Uma ideia superbacana é usar os arranjos florais para decorar a mesa da refeição. Eis algumas dicas para deixar sua casa 100% de bem com a vida:

O ideal é sempre utilizar flores da estação porque os preços delas são mais baixos. Também é muito importante ficar atenta a alguns pontos que podem se tornar inconvenientes na hora da refeição:

  • Evite o uso de flores e folhagens que exalem um perfume forte, como o lírio e a angélica, pois o cheiro pode atrapalhar na sensação de paladar da comida que será servida;
  • Se for uma refeição para alguém especial, vale checar se a outra pessoa é alérgica, pois muitas flores soltam pólen e podem acabar atrapalhando o momento;
  • Confira se o arranjo não cairá sobre a comida;
  • Flores como a tulipa, por exemplo, são muito delicadas e não são adequadas para o nosso clima. Em um dia de calor elas poderão murchar e acabar com a sua decoração;

    Pensando nas principais refei
    ções do dia, podemos dividir assim:

Café da manhã/brunch: pede um ar de simplicidade. De forma geral, uma decoração mais singela que favoreça a delicadeza das flores e o uso de tons pastéis são mais adequados. Mas nada impede um pouco de ousadia, como seguir uma linha mais náutica, com tons de azul, branco e vermelho. Ou até mesmo flores do campo supercoloridas. Flores sugeridas: lysianthus e rosas, gérberas brancas e margaridas.

Almoço: em vez de flores, uma opção é usar alguns vasinhos com temperos como alecrim e manjericão, principalmente se for ao ar livre. Também dá para trabalhar apenas com folhagens e vasinhos de suculentas. Flores sugeridas: flores do campo, girassol ou gérberas coloridas trazem bastante vida. Já as rosas em tom pastel oferecem um ar mais sofisticado. A astrometria perde um pouco do seu encanto quando misturada com algumas outras flores, por isso vale misturar diversas cores dela e fazer mini arranjos para colocar ao longo de uma mesa retangular para ter um efeito alegre e chique.

Paletas em tons mais suaves para festas femininas, café da manhã ou almoço:

paleta1

Paletas ideais para festas diurnas e para um almoço:

paleta3

Jantar: uma boa pedida é mesclar arranjos com velas. A luz das velas sempre deixa o ambiente mais acolhedor. No caso de um jantar romântico, sem dúvida a ocasião pede flores vermelhas, mas se você quiser fugir do convencional, a sugestão é misturar algumas flores callas na cor roxa para dar um ar chique e surpreendente. Flores sugeridas: as mais sofisticadas são mais adequadas para um jantar, como as rosas, com exceção da flor na cor amarela, que faz mais sentido durante o dia.

Paleta perfeita para um jantar romântico mais moderno:

paleta2

Na hora de comprar as flores, veja se elas estão bem conservadas e se há muitas folhas amareladas. Vale dar uma checadinha na ponta da haste pra ver como está o corte e se a flor está seca, sem água, apodrecida ou velha. Quando for fazer os arranjos, corte a haste na diagonal. Para conservar melhor a água das flores, uma dica é colocar só um pouquinho (uma colher de sopa) de água sanitária. Também é importante tirar as folhas da haste porque sem elas as flores durarão mais, já que as folhas apodrecem e contaminam a água, gerando mau cheiro.

Não podemos esquecer do vaso na hora de pensar em decoração floral. Objetos muito exagerados não são uma boa opção. Os mais baixos, finos e discretos são os mais adequados para que as pessoas consigam conversar sem precisar desviar das plantas. Para deixar a decoração mais descontraída, ou na falta de opção, vários itens podem ser utilizados como vaso. Você pode usar de garrafinhas até taças e xícaras.

Se a opção for as garrafinhas, uma dica é colocá-las juntas para que tenham mais efeito. Você pode agrupá-las e amarrá-las com corda, sisal ou fita. Também dá para distribuir vários copos de uísque pela mesa com uma rosa sem haste sobre a água dentro de cada um deles. Em um café da manhã dá para optar por xícaras com um apanhado de flores do campo.

Deixe a imaginação rolar solta e as flores entrarem na sua casa.  Uma primavera 100% de bem com a vida para todos nós!