Muita gente esquece, mas são fórmulas simples que garantem a perda de peso. É comum ainda pensar que passar o dia na academia resolve o acúmulo de gordura, mas isso não é verdade. O efeito só vem acompanhado de uma boa nutrição garantida pela reeducação alimentar. O esforço pessoal é contínuo e não deve ser abandonado. A nutricionista baiana Ana Paula Silva de Assunção (CRN 3153) traz dicas importantes para quem quer eliminar o peso de vez e enfrentar o segundo desafio que é mantê-lo!

O que podemos fazer para diminuir a fome?

Realize as refeições entre intervalos de 3 – 3 horas, evitando grandes quantidades de alimentos nas refeições. Não fique muito tempo sem se alimentar. É necessário, inclusive, que se  mastigue bem os alimentos, para melhor digestão e absorção.

O que comer antes e depois do treino?

Antes da atividade consuma alimentos ricos em carboidratos complexos, como pão, biscoito, arroz, batata doce, aipim. Após, escolha principalmente alimentos fontes de proteínas, como leite, iogurte e ovos.

Que fibras podemos consumir para manter a flora intestinal saudável?

Consuma frutas com casca e bagaço, pois são ricos em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino.É importante incluir na  dieta alimentos ricos em fibras, como frutas (mamão, laranja, ameixa, maçã com casca), folhosos, granola, farelo de trigo, aveia, linhaça, pois possuem alto poder de saciedade.

Você pode saber aqui sobre o que comer antes do treino

Fizemos uma tabela bem simples com o que pode ou não pode na compulsão alimentar.

 

Fizemos uma tabela bem simples com o que pode ou não pode na compulsão alimentar.

AVALIE COM ATENÇÃO

DIGA SIM

Consumo exagerado de açúcar, principalmente se for o branco. Se possível, utilize adoçante à base de sucralose ou stévia, ou, no caso do açúcar, opte pelo mascavo ou demerara. Consuma carne vermelha somente 1 ou 2 vezes na semana, dê preferência ao frango ou peixe. Ovos devem ser cozidos ou pochê, evitando consumi-los mais do que 3 vezes na semana.
Alimentos muito condimentados, gordurosos e os embutidos (calabresa, salame, salsicha, presunto). Os embutidos são ricos em gordura e sal. Procure tomar banho de sol para favorecer a absorção de vitamina D, evitando os horários entre 10 e 16h.
Refrigerantes e bebidas alcoólicas. Prefira preparações grelhadas e cozidas com pouca ou nenhuma adição de gordura.
Leite integral e queijos amarelos (prato, mussarela, reino), pois são ricos em gordura saturada. Consuma leite desnatado e queijos brancos (ricota, minas frescal).