Organizar a geladeira é fácil e pode ser uma grande ajuda para quem busca consumir com mais responsabilidade, pois previne o desperdício de alimentos e favorece as contas da casa, além de deixar a rotina mais prática!

Por que organizar minha geladeira?

Economia de energia: sabendo onde está cada alimento, você perde menos tempo com a porta aberta. Isso vai reduzir sua conta de luz!

Compras mais inteligentes: um refrigerador com tudo em seu lugar evita que você compre o que já tem (e esqueceu que tinha!). Além disso, te ajuda a identificar o que está em falta e realmente precisa ser comprado.

Rotina mais organizada: ganhe tempo pra você mesma ao invés de perdê-lo procurando os alimentos na bagunça!

Sensação de bem estar: tem coisa mais gostosa do que abrir aquela porta e ver tudo prontinho pra ser transformado em uma receita deliciosa?

Para deixar a geladeira nos trinques

A Organizadora Profissional Helena, que é especializada em desorganização crônica e atende em San Diego, na California, dá dicas valiosas:

Planeje as refeições semanalmente: “Ao planejarmos o menu semanal sabemos exatamente o que precisamos comprar, conferimos o que já temos na geladeira e não compramos mais do que poderemos armazenar.”

Armazene os alimentos em potes transparentes: Helena explica que, dessa maneira, você consegue enxergar de cara tudo o que tem.

Tudo junto: queijos, pastas, leite e iogurtes ficam sempre perto da porta (mas não na porta, pois ela não oferece temperatura estável, necessária para que eles continuem frescos).

E por último: limpeza é fundamental! “O ideal é limparmos a geladeira semanalmente, quando renovamos a comida com as novas compras”.

Mais algumas dicas:

Carnes vão no compartimento extra-frio. Laticínios, na prateleira de cima. E lembre-se: as sobras devem ficar sempre em potes!

Guardar o pão na geladeira ajuda a mantê-lo fresco! Reserve um espaço na sua para o seu Wickbold favorito. Quer mais dicas sobre como conservar seu pão ? Essa matéria pode te ajudar!