Seja entre amigos ou em companhia da família, fazer uma festa em casa é sempre uma delícia! Se você não tem tempo para produzir algo muito elaborado, é possível, com soluções simples, impressionar as pessoas queridas. Quer saber como?

A chef Renata Vanzetto, do restaurante Marakuthai, lembra que festa boa em casa é aquela em que o anfitrião não fica o tempo todo na cozinha! Para isso, prepare os pratos com antecedência.

Canapés frios são uma excelente opção, pois ficam prontos na mesa e os convidados podem se servir sozinhos. Ela ainda completa a dica: “Caso prefira uma entrada quente, você pode deixar tudo pré-preparado e aquecer apenas no momento de servir”.

Para completar o cardápio, a chef Monica Sky, do Studio do Sabor, sugeriu opções simples e rápidas de fazer, mas sem perder o charme. Escolha saladas, quiches, pães variados, queijos, frios e massas. Na hora da sobremesa, abuse das frutas e sorvete, mas sirva também um pavê ou uma torta doce.

Outros cuidados – Além das preparações na cozinha, cuide dos detalhes extras, como a decoração, serviço de mesa, toalha, flores, guardanapo, música e bebidas. Faça uma lista e se certifique que todos os itens foram resolvidos antes da festa. Para se ver livre dos imprevistos, peça a confirmação dos presentes e conte com uma margem de segurança de 10% a mais de comida e bebida. “Se mesmo assim não der, abuse da sua criatividade. Seus convidados irão entender. Festa boa é festa animada, sempre!”, termina Renata. A gente concorda!

Por Marina Oliveira