O Carnaval acabou e a gente sabe que esse feriado é um conhecido divisor de águas quando o assunto é retornar a rotina. Quem exagerou no Natal, Ano-Novo e nas férias de verão precisa voltar ao cardápio equilibrado e organizar, aos poucos, os horários das refeições e das atividades físicas. Tudo para se sentir bem durante todo o ano! Pensando nisso, separamos algumas dicas para você chegar lá:

1) Retorne aos horários. Não pule nenhuma refeição, seja a principal ou os lanches intermediários. O ideal é manter uma agenda fixa para o café da manhã, almoço e jantar – isso ajuda no funcionamento adequado do corpo.

2) Mais atenção na hora de montar o prato. Para uma refeição equilibrada, o ideal é incluir alimentos de diferentes grupos: vegetais crus e cozidos; proteína animal (carne vermelha, ave, peixe, ovo) e vegetal (feijão, lentilha, grão de bico) e alimentos fontes de carboidratos, preferencialmente integrais (arroz, macarrão, batata).

3) Fuja dos excessos. As guloseimas das férias devem ficar para trás. Evite alimentos muito gordurosos, com as frituras e os salgadinhos. Isso porque eles podem aumentar a quantidade de gordura no sangue, elevar a pressão arterial e ainda contribuir para o ganho de peso. Ou seja: nenhum dos seus objetivos!

4) De volta aos exercícios. Não adianta só retornar aos hábitos saudáveis na alimentação. Matar a saudade dos treinos na academia ou ao ar livre também é essencial para manter a saúde, o bom humor e controlar o peso.

E você, também saiu da rotina durante as férias de verão? Conta pra gente como será seu retorno aos hábitos saudáveis!