Você usaria um sapato feito com solado de borracha 100% reciclado? E que fosse feito com a reutilização de roupas vintages que, invariavelmente, iriam para o lixo? Pensando em reaproveitar materiais usados e, ao mesmo tempo, estilizar os pés das pessoas fugindo de modas e tendências, nasceu a Insecta Shoes.

A Insecta Shoes é um marca de sapatos adultos e infantis, mochilas e necessaires 100% veganos, ou seja, livre de materiais de origem animal. Todos os modelos são unissex feitos com a reutilização de roupas vintages, garimpadas em diversos locais, e solado de borracha 100% reciclada. Além disso, a tinta utilizada é à base de água, a qual não polui o meio ambiente, e o restante dos materiais usados são excedentes do mercado, coisas que seriam descartadas pela indústria. Todos os sapatos da Insecta são inteiramente produzidos no Brasil.

Criada pelas sócias Pam Magpali e Babi Mattivy em 2013, o conceito começou com uma parceria entre MAG-P Shoes, que produzia calçados com excessos de couro da indústria, e o brechó Urban Vintagers. A união deu origem a 20 pares exclusivos que voltaram às araras do brechó. Assim foi o início da Insecta. Após um ano, a ideia ficou completa com a chegada de Laura Madalosso à equipe da marca. As empreendedoras brasileiras afirmam que estão em uma busca constante por eliminar resíduos e substituir materiais por alternativas 100% sustentáveis.

Até o final de 2014 a marca reaproveitou 500 peças de roupas e 150kg de tecido. “Para os novos modelos, sempre pensamos em maneiras de utilizar menos aviamentos e reaproveitar nossos próprios retalhos. Nossa linha infantil, por exemplo, é toda feita com os retalhos da linha adulta”, contam as sócias.

A vontade de ser sustentável vai muito além da criação dos sapatos. As sócias acreditam que precisam ter atitudes que exemplifiquem esse modo de pensar e viver. Um exemplo disso é o serviço de entrega da Insecta em Porto Alegre, que é feito exclusivamente por meio de bicicletas. A marca conta, hoje, com uma loja física em Porto Alegre e outra em São Paulo, além da loja virtual. Ano passado a marca faturou R$ 1 milhão vendendo cerca de 70% pela internet.

Gostou da proposta da Insecta Shoes e quer saber mais? Acesse http://www.insectashoes.com