Exercício físico é bom e (quase) todo mundo sabe. Mas, muitas vezes, bate aquela preguiça de ter que ir até a academia ou ao parque no final de semana. Tem que pegar o carro, enfrentar o trânsito, encontrar uma vaga… muita gente já desiste só de pensar! E se, ao invés de tudo isso, você fosse caminhando ou correndo para os lugares que precisa? Evitaria dor de cabeça e, logo de cara, você já estaria se exercitando.

Com essa ideia em mente, uma rede de voluntários se formou para ajudar as pessoas a trocar o carro pelo tênis. Assim, em 2014, nasceu a Corrida Amiga, iniciativa que aproxima pessoas, incentivando-as a usar os pés como meio de locomoção. Os resultados desta troca? Melhora na saúde, economia financeira, ajuda ao meio-ambiente, entre outros benefícios.

Na prática

Gostaria de se deslocar a pé pela cidade? Basta se inscrever no site do projeto e você terá ajuda de alguns voluntários do Corrida Amiga. Essas pessoas irão:

  • acompanhar seus primeiros trajetos;
  • compartilhar dicas de como caminhar e/ou correr na rua, se vestir adequadamente, levar a mochila, etc.;
  • mostrar as melhores rotas para seu destino.

    Se você já pratica caminhadas e/ou corridas, pode se inscrever e trabalhar como voluntário. A ideia é que você inspire outras pessoas a exercer a mobilidade urbana.

A Corrida Amiga vem se espalhando pelo Brasil e já conecta mais de 400 pessoas em 15 cidades do país. Em 2015, o projeto ganhou força internacional e se consolidou na Austrália.

Quer ser um cidadão ativo, ganhar mais saúde, conhecer melhor sua cidade e se conectar mais com as pessoas? Acesse http://corridaamiga.org e inscreva-se!