O que você come durante um dia inteiro? Se já é difícil se lembrar de todos os itens que fizeram parte das suas refeições em 24 horas, imagine então em uma semana, ou um mês! Essas informações são muito úteis para quem está em um processo de reeducação alimentar. Com elas, é possível verificar a quantidade das porções e perceber eventuais excessos. O que acha de começar um diário e anotar todos esses dados a partir de hoje?

A nutricionista Lenycia Neri, diretora da consultoria Nutri4Life, explica o porquê de adotar esse hábito: “É um processo de autoconhecimento. Assim, enxergamos os pequenos lanchinhos feitos durante o dia e a real quantidade de alimentos que consumimos. É um importante choque de realidade e o início de um processo para a reeducação alimentar”.

Como começar

Para conseguir anotar tudo, leve sempre um caderno com você, ou use o celular como parceiro nessa missão. Acrescente a refeição no exato momento em que ela acontece, até mesmo nos fins de semana. “Se deixar para fazer a lista no fim do dia, será difícil se lembrar de tudo”, avisa a especialista.

O que devo anotar?

A nutricionista indica os itens que devem fazer parte do diário: data, horário, alimentos (bem detalhados) e quantidades (em medidas caseiras, como colheres e xícaras). “Também podemos anotar as alterações de humor. Assim verificamos se existe alguma relação entre as refeições e os momentos do dia, como, por exemplo, um chocolate por compulsão”.

Evite anotar calorias. “Isso se torna uma obsessão”, alerta Lenycia. Antes de dormir, escreva se seu dia fez parte da rotina ou não. Isso ajuda a controlar o que acontece sempre e o que você comeu por um motivo específico.

Quem pratica atividades físicas também pode acrescentar os exercícios realizados por dia na lista. “Assim enxergamos possíveis erros de refeições feitas antes ou depois do treino, e fica mais fácil entender quando não atingimos um objetivo – seja a perda de peso ou o ganho de massa muscular”.

Use o diário para mudar seus hábitos

O acompanhamento de um nutricionista será essencial nessa etapa, pois o especialista será capaz de analisar as informações e indicar os caminhos corretos. Com uma semana de anotações, o processo de conscientização já será visível. Porém, os resultados efetivos acontecem após um mês.

Que tal fazer uma experiência anotando todas as suas refeições durante trinta dias? Você pode se surpreender com o resultado!

 

Por Marina Oliveira