Com a chegada do final do ano, chegam também as festas tradicionais de Natal e Ano Novo, além de diversas confraternizações com os amigos. É uma época de fartura de comida e bebida, diversão e troca de presentes. O problema é que junto com as comemorações, os excessos são bastante comuns, e, por isso, é importante ficar de olho para não se prejudicar. A boa notícia é que, mesmo com alguns excessos cometidos nessa época, é possível continuar tendo uma alimentação saudável e consumir as delícias próprias da época.  Afinal, quem não espera para comer as famosas rabanadas, panetone, tender, peru ou pernil, farofa, castanhas, bacalhau e as sobremesas?

A primeira orientação importante para evitar o descontrole no momento da refeição, principalmente quando for no período da noite é não fazer grandes restrições alimentares durante o dia, pois isso, pode aumentar a sensação de fome, e você comer a mais que o desejado. Além disso, beba bastante água, pois quem está mal hidratado tende a sentir mais fome.

Já na hora das festas, cuidado com o excesso de álcool. Todas os tipos de bebidas alcoólicas, independente do teor alcoólico e do processo de produção (fermentadas: cerveja e o vinho, destilada: vodka e o whisky, por exemplo), quando ingeridas em grande quantidade podem sobrecarregar o organismo e o fígado, levar a quadros de desidratação e desorientação, desregular o sono e o apetite (aumenta o desejo por alimentos mais gordurosos), além de, por serem calóricos, podem também contribuir para o ganho de peso a longo prazo.

Quando for cozinhar, atenção a quantidade de gorduras (óleo, azeite, manteiga, creme de leite, leite condensado, maionese, queijos) adicionada nas receitas. Antes do prato principal, é comum ter entradinhas e petiscos, então tente maneirar nas quantidades de salgadinhos, amendoins salgados e frituras, dando, sempre que possível, preferência aos salgados assados, brusquetas, canapés e barquetes.

Não deixe a salada de lado, capriche nas diferentes folhas como entrada, assim, quando chegar o prato principal, você já vai estar mais saciado. Saladas de grão-de-bico e lentilha também são ótimas opções, além de deliciosas, são nutritivas. Cuidado com os molhos à base de creme de leite, queijos e maionese, pois eles irão acrescentar ainda mais calorias ao seu prato.

Como sobremesa, além de consumir a sua sobremesa preferida, porque não optar pelas frutas? Aproveite e escolha as que estão na época como por exemplo, cereja, pêssego, lichia e ameixa, pois elas apresentam melhor valor nutritivo (maior concentração de nutrientes), mais sabor, cor e aroma, comparado às frutas que não são dessa estação.  

Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. Coma, se divirta, confraternize e aproveite cada segundo desses momentos importantes em família e com os amigos. Mas lembre-se o equilíbrio é fundamental, inclusive nas festas de final de ano.