Durante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Por isso é importante tomar alguns cuidados específicos nesse período do ano. Não descuidar da hidratação da pele, tomar cuidado com as altas temperaturas da água no banho e adotar produtos adequados para a prevenção desses fatores no clima frio. Vamos falar sobre algumas dicas?

Alimentação balanceada: Acostume-se a comer legumes, hortaliças e frutas, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão, a cereja, entre outros; vegetais, como o brócolis, o repolho, a cenoura, entre outros, são exemplos de alimentos para a estação.

Banho morno: Evite o banho exageradamente quente. Abusar da temperatura, retira em excesso a camada de gordura da pele, que serve como proteção, evitando o ressecamento.

Hidratantes concentrados : vala investir em hidratantes que vão além do perfume e dar maciez à pele. Estamos falando de produtos que tenham componente capazes de reter moléculas de a água na camada mais profunda da pele e de outros que forma um filme de proteção sobre a superfície. Bons exemplos: karité, óleo de amêndoas e produtos a base de uréia.  Para unhas fortalecidas o segredo é investir no uso de ceras e hidratantes para cutículas.

Beba Água: Durante o inverno, é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Uma dica é tomar chás claros ou de frutas. Divida a quantidade que é indicada para um dia, ou seja, 2 litros entre água e chás. Assim, você pode tornar esta atividade mais prazerosa.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia.