As tão merecidas férias são mais do que adoradas pelas crianças. Afinal de contas, elas têm tempo de sobra para brincar, se divertir e realizar diversas atividades ao ar livre. Mas, muitas vezes, toda essa agitação significa um período de má alimentação. Para isso não acontecer, reunimos algumas dicas para os pequenos comerem e se hidratarem sem deixar de aproveitar essa época tão gostosa. Vamos lá?

Café da manhã: É uma refeição mais do que essencial, pois fornece a energia que a criançada deve gastar durante a manhã. Leites, queijos e iogurtes (fontes de proteínas), pães, torradas e cereais (carboidratos) e frutas e sucos naturais (vitaminas e minerais) não podem faltar.

Almoço e jantar: O importante aqui é que manter um cardápio variado. Ingredientes coloridos e que contenham nutrientes fontes de energia são indispensáveis. E lembre-se: essa regra também vale fora de casa – não deixe que um fim de semana na praia, um dia no parque ou um passeio no shopping mude essa regra.

Água: Hidratação também é a palavra da vez! Com o calor, a perda de líquidos e minerais acontece mais rápido. Por isso, é sempre importante fornecer água, sucos naturais, água de coco e até chás gelados aos pequenos, para que haja a reposição dessas substâncias.

Frutas, legumes e verduras: As férias são uma boa oportunidade para que os pequenos comam mais desses três itens. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais, substâncias mais do que essenciais para um bom desenvolvimento e crescimento das crianças.

Cuidados importantes – Alimentos com menor risco de contaminação são os mais indicados para refeições em passeios ao ar livre. Picolés, açaí, castanhas, sanduíches e até milho cozido são ótimas opções para estas ocasiões. Evite alimentos muito perecíveis.

Agora que você já se informou sobre os cuidados para as férias, é hora de aproveitar ao lado da criançada. Boa diversão!