A gente sabe (e adora saber!) que a criançada ama correr, brincar ao ar livre e se divertir com muito movimento. Para os pais, esse é um momento importante para se atentar à hidratação dos pequenos! Como já discutimos aqui, a água é vital para manter a temperatura do corpo, e repor o suor perdido. Mas como oferecer essa bebida aos pequenos, e evitar os sucos de caixinha e refrigerantes?

Segundo a Universidade de Harvard, a temperatura do corpo das crianças aumenta mais rápido do que a dos adultos. Por isso, é importante oferecer o máximo de líquidos para mantê-los hidratados antes mesmo de sentirem sede. Também fique atento aos sinais de desidratação, principalmente em dias quentes. Lábios e língua secos e fadiga são alguns dos sintomas.

Os especialistas indicam hábitos importantes para os pais, para garantir que a brincadeira dos pequenos continue saudável:

1. Ofereça bebidas às crianças a cada refeição ou lanchinho durante o dia;

2. Durante atividades físicas ou brincadeiras intensas, faça com que elas se hidratem frequentemente. A cada 20 minutos, dê aos pequenos cerca de 200 ml de líquidos;

3. Em dias quentes, prefira água gelada, que é absorvida de forma mais rápida. Evite bebidas doces, que demoram mais para garantirem a hidratação.

Evite sucos de caixinha ou refrigerantes!

Estas bebidas contêm açúcar, cafeína e adoçantes artificiais. Além disso, o consumo exagerado desses itens pode levar ao sobrepeso. Outro ponto a levar em consideração é o fato de que esses produtos podem adoçar o paladar das crianças, dificultando o consumo de água. Se optar por sucos, prefira as versões naturais.

Agora sim, a diversão da criançada está segura e saudável!

Por Marina Oliveira