Tem estação mais gostosa que o verão? É a hora de usar roupas leves, passear com a família no parque e cuidar do corpo (por dentro e por fora) com a prática de exercícios ao ar livre e com uma alimentação especial. Mesmo assim, sabemos que esse período exige cuidados! Por isso, pedimos a ajuda do clínico geral Rafael Munerato, da Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, que listou alguns itens para prestarmos atenção durante a época mais quente do ano. Confira!

Segundo o especialista, os dias mais longos de sol e a variação climática aumentam a transpiração. Isso acontece porque o organismo precisa a todo custo manter a temperatura corporal, por conta da perda de sais minerais e água. Por conta disso, alguns cuidados são essenciais:

1. Não se esqueça de beber muita água e sucos naturais, para não desidratar. O médico explica que as duas bebidas não causam a temida sensação de “barriga pesada”. O ideal é consumir 2 litros diários de líquidos. Lembrando que sucos industrializados e refrigerantes contam com grandes quantidades de açúcar e conservantes, e, por isso, não servem como substitutos.

2. Em relação à alimentação, a principal dica é comer pouco, e várias vezes ao dia. As frutas são boas opções para o café da manhã e para o lanche da tarde. Já as verduras e legumes são excelentes acompanhamentos para carnes grelhadas no almoço e jantar. Evite maioneses e dê preferência às saladas, sempre temperadas com azeite, vinagre ou limão.

3. Fique atento à conservação e preparo destes alimentos, principalmente carnes e vegetais: “É fundamental mantê-los refrigerados e bem acondicionados, em recipientes próprios. As altas temperaturas podem acelerar a degradação e favorecer a proliferação de bactérias e fungos”, diz o médico. Além disso, a limpeza dos ingredientes é importante e deve ser feita sempre em água tratada ou fervida.

4. Além da alimentação e hidratação, é importante garantir os cuidados básicos para a pele nos dias mais quentes. O especialista sugeriu o consumo de alimentos com vitamina C, que são antioxidantes. Frutas como kiwi, laranja e morango, e vegetais como brócolis, couve e espinafre são boas opções. Além, claro, do protetor solar, que deve ser aplicado mesmo em dias nublados. “Os raios ultravioletas não são totalmente bloqueados pelas nuvens”, explica.

Não deixe que as condições do tempo atrapalhem sua diversão durante o verão. Cuide-se!

Por Lucas Tavares