Os grãos são fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo e à manutenção da saúde. Dentre eles, estão os carboidratos, as fibras, as vitaminas do complexo B e minerais como o fósforo, o magnésio e o zinco. Saiba mais sobre cada um deles:

Carboidrato: principal fonte de energia para o corpo realizar as suas funções.

Fibras: muito importantes para a saúde e o bom funcionamento do intestino. Também auxiliam na sensação de saciedade.

Vitaminas do complexo B: participam da formação das células do sangue, do processo de fornecimento de energia para o corpo e auxiliam no crescimento e aprendizado.

Fósforo e magnésio: minerais muito importantes à saúde óssea.

Zinco: mineral fundamental para o sistema de defesa do corpo.

De acordo com a Pirâmide Alimentar brasileira, devemos consumir diariamente 6 porções de grãos. É essencial variar o tipo de grão, já que cada um deles apresenta nutrientes específicos que devem fazer parte da dieta. Se consumidos em sua versão integral, preservam as fibras, as vitaminas e os minerais. É importante lembrar que eles devem ser ingeridos na quantidade recomendada.

Os grãos são importante fonte de carboidrato, fibras e diversos minerais, além de vitaminas do complexo B. A Nova Pirâmide Alimentar recomenda a ingestão de seis porções diárias desses alimentos. 

Pode parecer que é muita coisa, mas não se preocupe. Os grãos podem ser ingeridos de diversas formas, sendo a opção perfeita para qualquer hora do dia. Confira sugestões para aproveitar o melhor do sabor e dos nutrientes que as combinações de alimentos oferecem:

Aveia

Ela pode ser usada em flocos, farelo e farinha. Você pode polvilhar flocos de aveia em cima de frutas e saladas ou bater o farelo com leite.

Gergelim

O gergelim é delicioso e vai bem com diversos tipos de pratos. Uma opção simples é polvilhar a semente em saladas ou incluir em molhos (como os orientais). Quando consumido em conjunto com outra fonte de carboidrato, como os pães, ele faz com que o alimento seja absorvido com maior lentidão, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo. 

Linhaça

A linhaça pode ser usada como semente, farinha e óleo, mas o consumo dela inteira é recomendado para que todos os nutrientes sejam preservados. Você pode incluir linhaça na dieta colocando a semente em frutas, iogurtes e sopas, por exemplo.

Os benefícios são válidos para a família inteira. O seu dia pode ter uma banana amassada com aveia, iogurte com linhaça e salada com gergelim. Na hora do lanchinho da tarde, um pão especial também é uma boa pedida. Para saber a quantidade adequada para o seu organismo, visite um profissional de saúde.

Os grãos são parte importante no funcionamento correto do nosso organismo. Além de terem minerais essenciais para a nossa saúde em suas composições, eles também podem ajudar em diversos sistemas, como o imunológico.

O funcionamento das nossas defesas é fundamental para a manutenção da saúde, prevenindo doenças. Conheça alguns grãos que podem ajudar a proteger nosso corpo:

Farinha de trigo integral

Contém os minerais manganês e magnésio, que participam de diversas funções do organismo e fazem parte da manutenção da saúde dos ossos e dentes. A farinha de trigo integral também tem vitamina B1, que pode auxiliar na formação de células do sangue.

Quinoa

Assim como a farinha de trigo integral, também possui manganês e magnésio em sua composição. Suas proteínas de alta qualidade participam do funcionamento do sistema de defesa e são fundamentais para a formação da pele, cabelo, unha e músculo, além de auxiliarem o transporte de substâncias importantes para o corpo.

Amaranto

Seus principais minerais fazem parte da formação e manutenção da saúde de ossos e dentes. Ele também tem fitoesteróis, componentes que podem ajudar a controlar a absorção de colesterol, que auxiliam na saúde do coração. Saiba mais sobre esse grão aqui.

Manter uma alimentação saudável e balanceada auxilia os nossos órgãos e sistemas a exercer suas funções. Dessa forma, evitamos o envelhecimento precoce e o risco do desenvolvimento de problemas de saúde.

Os pães ou torradas que apresentam diversos tipos de grãos podem oferecer nutrientes importantes, como os citados acima, além de acrescentar ótimo sabor e aparência aos alimentos.

A Wickbold tem pães e torradas especiais com adição de grãos, entre eles freekeh e noz-pecã e chia e macadâmia. Saiba mais sobre eles e seus benefícios.

Fontes:

I. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2006;

II. U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14;

III. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD, editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements.Washington, DC: The National Academies Press; 2006;

IV. COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. 4 ed. Ed. Manole, 2012; V. COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. 4 ed. Ed. Manole, 2012.
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10310-aposte-na-versatilidade-da-aveia-para-incrementar-o-cardapio
http://corpoacorpo.uol.com.br/edicoes/237/artigo100324-2.asp