Como nós já contamos aqui, os alimentos funcionais são capazes de prevenir doenças e amenizar alguns problemas de saúde, como o colesterol alto, por exemplo. Mas como acrescentá-los diariamente na dieta?

Foi pensando nisso que o hospital paulista A.C. Camargo Cancer Center criou em 2009 a Oficina de Culinária. Ao longo do ano, os especialistas do local ministram cursos sobre alimentação funcional, contando todos os benefícios desses ingredientes e, claro, ensinando diversas receitas.

A temporada de 2014 já começou, com aulas abertas ao público. Em todas elas, nutricionistas, gastrônomos e profissionais da saúde dão dicas de como utilizar os alimentos para melhorar a saúde com receitas práticas. O mais interessante é que o aluno realmente coloca a mão na massa, aprendendo na prática como preparar os pratos.

Os próximos cursos serão voltados para o ensino de receitas focadas na prevenção de tumores de mama e próstata (25/04), diabetes (27/06), fibras (29/08), prevenção de tumores de intestino e estômago (31/10) e anemia (19/12). Entre os ingredientes estão inclusos a soja, o chá verde, itens fontes de fibras, alimentos ricos em ômega-3, fibras, frutas, verduras e legumes.

Para encontrar mais informações sobre como se inscrever em qualquer um dos cursos, basta acessar este link.

Uma receita para experimentar em casa!

Um dos focos da Oficina de Culinária em 2014 são os alimentos ricos em fibras. Elas atuam na manutenção do intestino grosso, previnem o aparecimento do câncer e auxiliam no controle de doenças como a diabetes e o colesterol alto.

Para te ajudar a começar uma dieta especial, separamos essa receita abaixo, elaborada pelos profissionais do hospital A.C. Camargo Cancer Center e que leva castanha-de-caju e uvas passas. Confira:

Salada integral

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

200 g de macarrão integral

2 colheres (sopa) de uva passa

½ xícara (chá) de castanha-de-caju

300 g de frango cozido

1 cebola

3 colheres (sopa) de salsinha

1 pimentão vermelho

150 g de trigo integral (grão cozido)

½ xícara (chá) de talos de agrião

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão integral em água fervente, escorra e leve para a geladeira para esfriar. Em uma panela cozinhe o trigo por 1h20. Escorra e reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão e os talos picados. Quando começar a dourar, adicione o frango desfiado e refogue por 20 minutos. Por fim, em uma travessa, misture o macarrão, o trigo, o refogado e o restante dos ingredientes picados. Reserve em recipiente fechado na geladeira por cerca de 2 horas. Sirva frio.

Serviço – Oficina de Culinária

Local: Restaurante Alcachofra – A.C. Camargo Cancer Center

Endereço: Rua Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo (SP), 2º subsolo, bloco A

Horários: Oficina de Culinária (adulto), na última sexta-feira de cada mês, às 16h. Oficina de Culinária (infantil), na primeira segunda-feira de cada mês, às 16h.

Por Lucas Tavares e Marina Oliveira