O mês de dezembro chegou e, com ele, aparecem as preocupações com a organização das festas de fim de ano. Você já pensou quais ingredientes e pratos vão fazer parte do seu cardápio de Natal, Ano-Novo, ou mesmo na última confraternização de 2013 com os amigos? Para sair da rotina e preparar receitas diferentes, separamos alguns cursos de culinária especializados no tema. Com eles, você aprenderá novas preparações, dicas para decorar a mesa e até quais tipos de bebida escolher.

Escola Wilma Kövesi de Cozinha

Local: São Paulo/SP

Site: www.wkcozinha.com.br

A escola de cozinha oferece o curso Natal com Toninho Mariutti. O chef, especializado em consultorias gastronômicas, ensina a preparar uma ceia digna de mestre. Entre as receitas, se destacam a “salada de figos, favas, azeitonas, pão, presunto e queijo feta ao molho de mel e azeite”, o “pernil de cordeiro ao molho mediterrâneo de tomates e alecrim” e o “galeão de peito de peru”. Ideal para quem deseja surpreender toda a família com ingredientes diferentes!

 

IGA – Instituto Gastronômico

Local: MG, SP, RJ, GO, PR, SC e ES

Site: www.iga-la.com

Os cursos do Instituto Gastronômico voltados para as festas apresentam técnicas, ingredientes e receitas para as ceias. As aulas dão conta de ensinar pratos salgados e doces, além da própria decoração da mesa. Você vai aprender preparações como o “frango recheado com presunto e palmito” e “cordeiro com champignons”.

 

Unisinos

Local: Porto Alegre/RS

Site: www.unisinos.br

Com o nome de Reinventando a Ceia de Natal com o Tempero dos Chefs, o curso tem exatamente esse objetivo: apresentar receitas criativas para suas refeições na noite de Natal. A aula ensinará a preparar duas ceias diferentes e a reinventar os clássicos da data. Há ainda a chance de descobrir como harmonizar vinhos e espumantes com os pratos que você elaborou.

 

Senac

Local: Águas de São Pedro (SP), São José dos Campos (SP) e Taubaté (SP)

Site: www.sp.senac.br

O curso do Senac ensina a montar mesas decorativas, usar utensílios adequados e, claro, a preparar pratos para enriquecer a ceia. As aulas são indicadas para quem trabalha com eventos ou para quem quer aperfeiçoar as habilidades na cozinha. O aluno irá aprender desde o planejamento, passando pelo preparo, até chegar a conclusão das receitas.

 

Mise en place – Escola de gastronomia

Local: Rio de Janeiro/RJ

Site: www.mepeg.com.br

Uma opção para os vegetarianos! A escola oferece um curso com receitas especiais para quem possui uma rotina alimentar diferente. Entre os pratos, estão o “chutney de manga”, o “curry de shiitaki” e a “farofa com especiarias”.

Todos os cursos são ministrados por profissionais treinados para tornar o seu aprendizado o mais fácil e dinâmico possível. Entre em contato e se informe sobre como aprender a preparar uma ceia diferente, criativa e, claro, deliciosa!

Por Lucas Tavares