A decoração da mesa faz parte do ritual de uma refeição. Além dos objetos obrigatórios como louças e talheres, pequenos toques aguçam os sentidos e levam a experiência a outro nível.

Para inspirar, entrevistamos a Ana Flora Jacobucci, que compartilha dicas práticas de decoração e organização no Instagram @floraemcasa. Vale conferir!

  1. Qual é o objeto que não pode faltar na decoração de uma mesa?

Um belo guardanapo. Na verdade, eu gosto de mesa com cores e geralmente os guardanapos ou jogos americanos que dão a graça e o charme. Gosto dos guardanapos de pano mas muitas vezes os de papel surpreendem. Quando saio para comprar guardanapos de papel compro vários, um de cada cor, para sempre ter opções para compor minhas mesas. Já os de pano tenho um de várias cores e gosto de compor mesas com diferentes tons da mesma cor.

DECORACAO1  DECORACAO2

  1. Tem alguma diferença entre a decoração da mesa do café, do almoço e do jantar?

Tem sim, começando pelo tamanho dos talheres e pratos. Além disso, minhas mesas de café da manhã geralmente têm mais cores e prefiro tons pastéis e alegres. Já nas mesas da noite eu abuso mais de cores fortes e do preto, que dão um ar especial. No café da manhã eu gosto de ter flores na mesa. Recentemente conheci o trabalho de uma designer que gosto muito e ela tem jogos americanos menores para mesas de café da manhã (já que os pratos são menores fica um pouco mais harmônico).

DECORACAO3   DECORACAO4

  1. Quais são as melhores combinações de cores para cada refeição?

Para o café da manhã eu sempre aposto em mesas coloridas e alegres. No almoço eu vario as mesas conforme o prato que será servido, mas tenho usado tons de azul pois acho que combina com tudo e fica clássico. Já a noite eu gosto de preto com branco, verde escuro e sempre aposto muito nas velas para o jantar.

DECORACAO5  DECORACAO6

  1. Dê uma dica de decoração de bandeja para café da manhã na cama.

Para um café da manhã na cama eu indico pequenas porções: potinho de manteiga, potinho de geleia, mini bowl com ovos mexidos. Tudo para uma ou duas pessoas. Além disso, um botão de rosa ou um raminho de flores do campo dá um charme especial.

DECORACAO7

  1. Quais as sensações que uma mesa bem decorada traz para quem está ao redor dela?

Quem não gosta de uma mesa bem arrumada? Costumo dizer que até um macarrão instantâneo fica mais gostoso se a mesa está charmosa. Todos os meus convidados quando vão em casa ficam na expectativa de ver a decoração da mesa. Acho que uma mesa bem arrumada e confortável permite que as pessoas passem mais tempo não apenas comendo, mas também conversando, tomando alguma coisa e se divertindo.

  1. Dicas práticas para quem não tem muito dinheiro, mas quer deixar a mesa bonita.

Bom gosto não necessariamente está atrelado ao dinheiro. Minha mãe costuma dizer que a melhor maneira de fazer bem feito é observar. Foi assim que ela aprendeu a fazer mesas bonitas e foi com ela que aprendi a fazer as minhas. A primeira dica é a posição dos talheres: faca sempre do lado direito com a serra virada para dentro, garfo do lado esquerdo e se tiver uma colher (para servir espaguete por exemplo) ela vai do lado da faca. O guardanapo pode ir embaixo da faca ou no centro do prato. Caso queira deixar os talheres de sobremesa já posicionados, eles ficam acima do prato.

DECORACAO8  DECORACAO9

Há grandes lojas que oferecem opções baratas de jogos americanos, porta-guardanapos, velas e outros objetos de decoração para a mesa. Também vale ficar atenta a promoções de troca de coleção.

Que tal emoldurar suas refeições com itens que também são gostosos aos olhos? Sugerimos aqui opções deliciosas de café da manhã para a primeira experiência.