Para explicar de maneira simples: existem alimentos que nos “intoxicam”, enquanto outros promovem uma “faxina” no organismo. Esses últimos são os conhecidos como detox! Separamos alguns ingredientes desintoxicantes importantes para manter na dieta – principalmente em dias após exageros, quando nos sentimos inchados e sem ânimo. Confira!

Carnes, açúcares, gorduras e produtos industrializados estão entre os vilões do corpo, que podem causar os sintomas que listamos acima. A nutricionista Ana Luisa Vilela, da clínica Slim Form, nos explica como organizar o cardápio para incluir os ingredientes detox na rotina:

“Frutas, grãos, legumes e verduras colaboram para limpar o organismo. Além de desintoxicar o corpo, eles ainda ajudam com a perda de peso”, conta a especialista. Os ingredientes também regulam o funcionamento do intestino, eliminam a retenção de água e promovem a saciedade após as refeições. Precisa de mais?

Listamos os principais deles, para você incluir na lista de compras:

Abacaxi: Auxilia na digestão da gordura. A fruta também é rica em vitaminas, água e fibras.

Maçã: Possui antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres. As fibras limpam o colesterol das artérias, além de ajudar no trabalho dos rins, bexiga, estômago e fígado.

Gengibre: Fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão e o trabalho intestinal, ativa o metabolismo e queima calorias.

Laranja: As fibras das vitaminas e o poder antioxidante são fundamentais para regular o trabalho do intestino. O bagaço é a parte mais rica nestas substâncias.

Pepino e melancia: Ambos reduzem a pressão arterial e eliminam toxinas, pois são ricos em água e diuréticos.

Couve: Melhora a oxigenação dos tecidos e músculos, além de eliminar toxinas. Também ajuda no pós-exercício, já que é rico em ferro e vitamina K.

Berinjela: Varre gorduras e impurezas, por ser fonte de fibras e possuir ação laxativa.

Água: Essencial para manter o organismo hidratado, deixar o sangue mais fluido e manter a saciedade.

Agora você já pode preparar o seu cardápio detox! Quais dos alimentos acima são seus favoritos, para uma dieta livre de toxinas?

Por Lucas Tavares