Mora sozinho e tem dificuldades para manter a cozinha e refeições em ordem? Fazer compras e evitar o desperdício, organizar produtos na despensa e congelar itens na geladeira parecem tarefas simples, mas não são. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar essas tarefas para você. Vamos lá?

1) Ir ao supermercado toda semana para as compras mais perecíveis é o melhor caminho para evitar desperdícios. Nem sempre é possível estocar produtos em casa. Ovos e hortaliças, por exemplo, não duram muito. A regra é comprar menos, porém com mais frequência.

2) Prefira frutas, verduras e legumes frescos, como os vendidos em feiras livres. Dessa forma, eles podem durar mais tempo na sua cozinha. Uma opção interessante é descobrir os dias em que o supermercado é abastecido com esses itens.

3) Abasteça sua despensa com produtos que possuem uma data de validade maior. Arroz, feijão, óleo, azeite e leite em caixinha longa vida são alguns exemplos. Assim você pode cortá-los da lista de compras semanal.

4) Escolha o pão de forma, de preferência integral. Além de durar mais, ele pode ser aquecido na chapa ou sanduicheira. Prático e rápido! Outra vantagem é poder separar as fatias em pequenas porções e congelar no freezer para durar mais tempo. Uma ótima opção são os pães Grão Sabor 8 Fatias, que já vem no tamanho certo para quem mora sozinho. Veja aqui a linha completa.

5) Falando em congelar, é possível adaptar essa tática com outros alimentos. O feijão pode ser cozido de uma só vez. Depois é só congelar em pequenas porções.

Se você tem alguma dica interessante, compartilhe com a gente nos comentários!