Os lanches veganos são aqueles que possuem apenas alimentos de origem vegetal.  É possível e fácil montar diversas opções de lanches veganos práticos e nutritivos, confira algumas dicas a seguir:

Sanduíches: sanduíches são uma opção prática e versátil, com diversas possibilidades de combinações. Para preparar, é necessário um pão vegano, de preferência integral, pois possuem um maior teor de fibras e outros nutrientes. Para o recheio, é necessário um ingrediente protéico, como, por exemplo: pasta de soja, pasta de grão-de-bico, pasta de oleaginosas ou tofu. Para complementar, uma fruta ou vegetal: tomates picados, pimentões assados, berinjela, alface, abacate. É só escolher a combinação favorita para um lanche nutritivo e saboroso!

Mix de nuts e frutas secas: o mix de castanhas é uma opção prática e nutritiva. Algumas opções que podem estar presentes no mix são: amendoim, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes, amêndoas, pistache, damasco, uva-passa. Para o lanche, é só separar uma porção, que deve corresponder a palma da mão, e colocar em um potinho ou saquinho fechado.

Frutas com pasta de leguminosas ou castanhas: a combinação, é só escolher uma fruta de preferência, picar ou amassar e consumir junto a uma pasta, que pode ser de leguminosa ou castanhas, como: amendoim, castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e amêndoas. 

Snacks de leguminosas: além de serem fontes de fibras e vitaminas, as leguminosas são umas das principais fontes de proteínas para os veganos, e podem ser preparadas de diversas formas! Você pode preparar no forno, por exemplo, um snack de grão-de-bico ou lentilha e consumi-los em forma de petisco. 

Chips de legumes: além de nutritivos, podem ser preparados em casa! Algumas sugestões são: chips de batata-doce, batata e beterraba.

Legumes com homus: tomatinhos cereja, pepino e cenoura em palitinhos, couve-flor, brócolis cozidos, são ótimas opções para o lanche! Para acompanhar, o homus pode ser uma ótima opção, já que é uma pasta que tem como base o grão-de-bico, fonte de proteínas.       

                           
Com todas essas dicas, é só preparar o lanche vegano favorito e se deliciar!

Referências:

  1. Sociedade Vegetariana Brasileira. Guia alimentar vegetariano. 2012. Disponível em:<https://www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf>. Acesso em: 28, out 2020.
  1. The Vegan Society. Disponível em:< https://www.vegansociety.com/about-us/history>. Acesso em: 28, out 2020.
  1. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington: National Academy of Sciences, 2006.
  1. UNICAMP, Nepa. Tabela brasileira de composição de alimentos–TACO. 2011.