Receber amigos em casa no inverno é uma delícia. Bate aquela preguicinha para sair de casa no frio, então nada melhor do que ter quem você ama no conforto e calor da sua casa, certo?

Essa recepção não precisa ser uma grande preocupação ainda que você não tenha muito tempo para organizar os detalhes. Mas sempre aparecem aquelas perguntinhas: O que servir? Como deixar meus convidados à vontade? Como arrumar a mesa e deixar o ambiente aconchegante? Essas são algumas das dúvidas que vamos tirar para você. Mãos à obra!

  1. Antes de tudo, é importante saber o número de convidados que você vai receber. Depois dessa definição, faça uma lista de tudo o que você precisa providenciar. Não se esqueça de verificar se você tem louça disponível, gelo e guardanapos.
  2. Deixe os pratos mais complicados ou que você ainda não experimentou para outra ocasião, assim você evita acidentes com o cardápio. Opte pelas receitas de família, que tem charme e sempre uma boa história para contar.
  3. Escolha uma música calma e perfume o ambiente com flores. Aposte também em objetos que deixem a mesa mais sofisticada, como o sousplat (prato maior que o de refeição, especial para decorar a mesa).
  4. É comum as pessoas chegarem com fome. Por isso, sirva petiscos como castanhas, queijos e mini porções de comida para tornar a espera por outros convidados mais agradável. É recomendável improvisar um cantinho de bebidas para cada um se servir. Queijo e vinho é sempre uma boa opção, especialmente no inverno.

  5. E se aparecerem mais pessoas do que o esperado? Diminua as porções do menu e aumente ou inclua mais uma entrada. Sirva uma fruta com queijo, ou uma massa de preparo rápido.
  1. Para acertar os últimos detalhes, certifique-se que a sala e os banheiros estão em ordem. Espalhe vasos de flores para alegrar o ambiente. Se preferir, baixe as luzes e já deixe a trilha sonora tocando.

As dicas acima são uma pequena amostra do que pode ser feito, mas queremos saber qual é o seu segredo. O que você faz para deixar seu cantinho mais aconchegante na hora de receber seus amigos?