Nós já conversamos sobre como organizar a lista de compras no supermercado, além de discutir as melhores formas de guardar os alimentos na geladeira ou despensa. Mas como fazer com que os ingredientes mais delicados, como frutas, queijos e pães, durem mais tempo? Para responder essa questão, separamos algumas dicas da equipe de segurança alimentar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com elas, você vai conseguir manter esses produtos sempre frescos e saudáveis!

Com dicas simples, você vai conseguir manter os nutrientes, texturas e sabores dos alimentos por mais tempo. Vamos a elas:

Frutas e hortaliças: Esses alimentos devem ser sempre conservados sob refrigeração. Prefira guardá-los na parte inferior da geladeira, e dentro de recipientes de plástico que possam ser lavados depois. Isso ajuda a atrasar a deterioração, e conserva a qualidade dos ingredientes. Mas atenção: evite mantê-los por muito tempo, já que as frutas, legumes e verduras murcham e perdem o valor nutritivo após um longo período.

Leite e derivados: Assim como as frutas e hortaliças, o leite deve ser guardado na geladeira – longe das carnes e temperos. Esse cuidado impede a transferência de outros odores e sabores. No caso do leite em pó, conserve a embalagem bem fechada, em um local fresco e seco.

Já com os queijos, o cuidado deve ser maior. Sempre leia as indicações dos fabricantes, pois existem variações no tipo de conservação. Em temperatura ambiente, embrulhe a peça em um papel filme e guarde-a em um local seco e arejado. Na geladeira, cubra-o com um plástico ou película. Se for congelar, retire o alimento do freezer 24 horas antes do consumo, para que ele retome a textura e sabor originais.

Ovos: Guarde-os sempre na geladeira, longe de alimentos que possuam odores muito fortes.

Vinhos: Sempre conserve as garrafas em locais frescos e sem iluminação direta. As bebidas devem estar na posição horizontal, longe de caixas de som ou abaixo de escadas.

Pães: A fanpage da Wickbold no Facebook separou algumas dicas para conservar os pães de forma da melhor maneira. Feche sempre o arame após o consumo, e mantenha a primeira e a última fatias na embalagem. Confira as dicas completas aqui.

Agora você já consegue manter seus alimentos frescos, saudáveis e deliciosos por mais tempo! Você possui outras técnicas de conservação e quer dividir com a gente? Conte suas ideias nos comentários!

Por Lucas Tavares