Enquanto muitos sofrem para emagrecer, também encontramos por aí pessoas com dificuldades para alcançar exatamente o oposto. Como ganhar peso de forma saudável? A solução para esse problema é a mesma que indicamos para quem quer diminuir alguns pontos na balança. A chave do sucesso está na alimentação equilibrada!

A primeira dica para quem quer aumentar o peso sem prejudicar a saúde é muito simples. Evite sair comendo de tudo, em grandes quantidades! Também fuja dos alimentos mais calóricos e gordurosos. A prioridade deve ser para itens com boa quantidade calórica e pouca gordura saturada (aquela de origem animal, que já explicamos aqui). Isso porque ela prejudica o coração e entope os vasos sanguíneos.

O que não pode faltar no seu cardápio

A proteína merece uma atenção especial. Ela é uma grande aliada no ganho de massa magra (músculos). Além disso, favorece o bom funcionamento do organismo. Boas opções são as carnes magras (como frango e peixe), ovos, leite e seus derivados (de preferência nas versões light e desnatada).

Os carboidratos também devem estar presentes na alimentação diária. Sempre de forma equilibrada e combinados com as proteínas. Eles são encontrados em bolos (sem recheio ou coberturas), massas (acompanhadas de molhos leves, como o de tomate) e pães integrais. Você pode rechear um sanduíche com queijo branco e peito de peru, por exemplo.

Aumente o número de refeições por dia e pratique exercícios

Estimular a fome também é superimportante. Faça entre seis a oito refeições ao longo do dia, sempre a cada três horas. Nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar, aposte em frutas mais calóricas (caqui, abacate, manga). Ou em lanches com pão integral com frios magros.

A prática de exercícios também ajuda, e muito, a ganhar peso com saúde. A musculação é fundamental para definir seu novo corpo.

Você já precisou fazer uma dieta para engordar? Divida suas dicas com a gente nos comentários!