Você pode até fazer dietas, praticar exercícios e controlar a alimentação. Mas, se não consumir fibras diariamente, seu corpo não irá funcionar de modo adequado. “Além de contribuir para o bom funcionamento intestinal, elas ajudam a diminuir o colesterol, controlam a glicose e proporcionam maior tempo de saciedade”, diz o médico Ayrton de Magistris, da MIP Brasil Farma. Ele nos ensinou alguns truques para incluir facilmente a substância na alimentação.

Alguns ingredientes são extremamente ricos em fibras: Aveia, cevada, algas, frutas, leguminosas, banana verde e vegetais (como batata, chicória, beterraba, alho e cebola). Confira pequenas dicas que podem te ajudar a aumentar ainda mais a presença deles no cardápio:

Aproveite as cascas. As frutas e vegetais concentram, em sua maior parte, as fibras nas cascas. A dica do especialista é lavar bem e consumir o alimento sem tirar esta parte valiosa.

Coma leguminosas. Lentilha e feijão são extremamente ricos em fibras. A segunda opção, por exemplo, possui ¼ da porção diária indicada (25 g) em uma xícara.

Escolha bem os acompanhamentos. Gérmen de trigo, linhaça, aveia e farinhas integrais também são ótimas fontes de fibras. E elas combinam muito com saladas e iogurtes naturais.

Fique atento a sua alimentação. Mesmo com a correria da rotina, é importante sempre prestar atenção no cardápio diário. Coma sempre vegetais, frutas e grãos integrais.

Anotou tudo? Agora é caprichar nas fibras para garantir um corpo ainda mais saudável!

Por Lucas Tavares