Assim como acontece com os adultos, as crianças também precisam de uma boa noite de sono para garantir a saúde em dia. No caso dos pequenos, que ainda estão aprendendo a dormir uma noite completa, é comum acordar no meio da noite. Retornar ao sono com qualidade é o desafio dos pais, que muitas vezes são chamados pelos filhos no meio da madrugada. Mas como ajudá-los a descansar da melhor maneira possível? Separamos cinco dicas da Associação Americana do Sono para responder esta dúvida:

1. Quando a criança acorda no meio da noite, é comum que ela esteja agitada, ou até mesmo com medo ou chorando. Os pais tendem a ir ao encontro do filho, alimentá-los no meio da noite e fazer companhia até que eles peguem no sono outra vez. Segundo os especialistas da ASA, manter esse hábito por muito tempo pode fazer com que a criança sinta a necessidade de atenção para conseguir dormir.

2. É um período que pode ser difícil, mas os pequenos precisam aprender a se sentir confortáveis e tranquilos no quarto sem a presença dos pais. Ter um bichinho de pelúcia ou um cobertor favorito pode ajudá-los nesse momento de transição.

3. Outro hábito que a criança pode associar com a hora de dormir é a alimentação. Se a criança comer sempre que acordar, ela vai sentir fome mais vezes no meio da noite. O ideal é garantir as refeições principais nos horários corretos, para evitar esse problema.

4. Antes de dormir, evite alimentos estimulantes, como as bebidas com cafeína (café, refrigerantes, chás) e chocolates.

5. Estipule com seu filho a hora certa de dormir. Mesmo que ele esteja alerta e cheio de energia, é dever dos pais lembrá-lo que chegou a hora de ir para a cama. Com o tempo, o pequeno assume o hábito.

Se identificou com o problema? Então siga as dicas para garantir mais qualidade ao sono das crianças. Os pequenos agradecem!

Por Marina Oliveira