Incentivar seu filho a ter hábitos alimentares mais saudáveis não é uma tarefa fácil. Uma dica para te ajudar nessa batalha é fazer um piquenique em família! Reunir toda a criançada ao ar livre, com espaço para brincar, conversar e se divertir pode te ajudar mais do que você imagina. A chef de cozinha Patricia Sampaio comenta que se pode inclusive colocar as crianças para ajudar a preparar os alimentos antes de sair de casa, fazendo com que elas interajam e se interessem por novos gostos e cores de alimentos.

Mas o que preparar para esse momento tão especial? A primeira dica é simples: escolha receitas frias. Assim você pode acomodá-las em uma cesta térmica com gelo e não correr o risco da brincadeira estragar. Opte por um pão integral com recheios que as crianças aceitem bem, como estes abaixo, sugeridos pela chef:

  • frango desfiado com cream cheese e cenoura ralada (com ou sem tomatinho cereja);
  • carne desfiada com legumes (tipo carne louca) fica deliciosa na bisnaguinha integral;
  • pasta de atum, maionese light e cenoura ralada;
  • requeijão ou patê de peito de peru com tomate são boas pedidas.
  • empada de palmito e torta de legumes também entram na lista.

Dica da chef Patricia: “Corte o pão em quatro, formando um triângulo para que fique mais lúdico para as crianças. Use a imaginação na hora de decorar, fazendo olhinhos com pedacinhos de azeitona e cabelinhos com cenoura ralada. Essa é a hora de colocar as crianças para por a mão na massa, fazendo com que elas sintam vontade de comer”. O pão Sem Casca Wickbold é uma ótima pedida – as crianças vão adorar!

Para beber, Patricia prefere os sucos naturais feito em casa. “Laranja com cenoura, abacaxi ou suco de uva integral são ótimas opções. Pode-se colocar na garrafa térmica com pedras de gelo, assim, na hora de servir, estarão bem fresquinhos”, explica.

Na sobremesa, experimente fazer um bolo de cenoura com farinha integral e cobertura de chocolate. Em meio à felicidade do piquenique, os pequenos experimentam uma opção doce e, ao mesmo tempo, saudável. As frutas são sempre uma ótima opção para piqueniques. “Sugiro 3 ou 4 tipos de frutas descascadas e cortadas, servidas em potinhos individuais. Isso facilita muito na hora de servir e pode-se acrescentar um pouquinho de suco de laranja natural pra dar um toque especial, ou até iogurte de morango”, diz Patricia.

Depois desse cardápio gostoso e saudável, só falta chamar os pequenos e começar a preparar o seu piquenique. Não se esqueça de levar na cesta alguns guardanapos, espátula, copos descartáveis, lenço umedecido, álcool gel para limpar as mãos e uma toalha bonita. Divirtam-se!