Que tal conhecer um pouco mais sobre a dieta cetogênica e suas consequências?

A dieta cetogênica é aquela que restringe intensamente todos os alimentos que contêm carboidratos, estimulando assim o consumo de proteínas e gorduras.

O principal combustível para o corpo e a mente é a glicose, originária dos carboidratos. Dessa forma, a falta desse açúcar no organismo faz com o que corpo se adapte e consiga energias de outras formas, principalmente em gorduras. Quando essas gorduras substituem os carboidratos, há a produção de corpos cetônicos.

Por causa da privação de alimentos que são fontes de carboidratos — como pães, torradas, tapioca, arroz, macarrão — e da diminuição da ingestão de vitaminas e minerais, esse tipo de dieta pode resultar em:

  • Menor disposição;
  • Maior alteração do humor;
  • Hálito com odor semelhante à acetona e estado de inflamação;
  • Aumento de complicações cardíacas, entre outros.

Para garantir qualidade de vida, é preciso encontrar um equilíbrio entre todos os alimentos consumidos. Por isso, adote uma rotina mais saudável e equilibrada.

Fontes: I. Johnston CS, Tjonn SL, Swan PD, White A, Hutchins H, Sears B. Ketogenic Low-Carbohydrate Diets Have No Metabolic Advantage Over Nonketogenic Low-Carbohydrate Diets. Am J Clin Nutr. 2006 May; 83(5):1055-61; II. Lobley GE, Johnstone AM, Fyfe C, Horgan GW, Holtrop G, Bremner DM, Broom I, Schweiger L, Welch A. Glucose Uptake by the Brain on Chronic High-Protein Weight-Loss Diets with Either Moderate or Low Amounts of Carbohydrate. Br J Nutr. 2014 Feb; 111(4):586-97; III. Paoli A, Rubini A, Volek JS, Grimaldi KA. Beyond Weight Loss: a Review of the Therapeutic Uses of Very-Low-Carbohydrate (Ketogenic) Diets. Eur J Clin Nutr. 2013; 67:789–796; IV. Joint FAO/WHO/UNU Expert Consultation on Protein and Amino Acid Requirements in Human Nutrition. Switzerland; 2002; V. Joint FAO/WHO Expert Consultation on Carbohydrates in human nutrition. Rome; 1997; VI. Joint FAO/WHO Expert Consultation on Fats and oils in human nutrition. Rome; 1997.