A doença celíaca é causada por uma reação do nosso sistema de defesa interno quando ingerimos uma determinada proteína: o glúten. O consumo de alimentos que o contenham provoca problemas e alterações da mucosa intestinal (inflamação crônica), o que acaba atrapalhando a entrada dos nutrientes no nosso organismo.

O distúrbio tem origem genética e início geralmente na infância. Apesar disso, pode surgir em qualquer idade e, inclusive, em adultos. O tratamento para alívio de sintomas é a retirada total, por toda a vida, de alimentos que contenham o glúten. Veja, no quadro abaixo, as recomendações da Associação Portuguesa de Celíacos e da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil para quem é celíaco:

A Wickbold lançou a linha Pro Sem Glúten, isenta de glúten, composta pelas versões Grãos e Tradicional, que se destacam por apresentar em sua composição a farinha de linhaça e cereais como a chia e a quinoa, podendo, portanto, ser consumida pela população celíaca. Com isso, a linha favorece a não restrição alimentar e social, possibilitando aos celíacos aumentar a variedade de alimentos e nutrientes ingeridos.  

Por Thamyê Bloes