De maneira geral, a alimentação deve ser variada e balanceada. Para uma dieta saudável e manutenção da saúde, é importante o consumo de carboidrato, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – nutrientes que estão distribuídos em diferentes tipos de alimentos. Por isso, não devemos consumir alimentos em grandes quantidades nem excluir algum deles em nosso dia a dia: o equilíbrio é a melhor alternativa.

O recomendado é o consumo de alimentos de todos os grupos: arroz, pão, massa, batata, mandioca; verduras e legumes; frutas; carnes e ovos; leite, queijo e iogurte. Cada macronutriente apresenta uma característica e função.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e contêm 4kcal/g. Já as gorduras são importantes para o transporte de vitaminas, formação de células e hormônios, entre outras funções, e contêm 9kcal/g. Também é importante falar das proteínas. Elas contêm 4kcal/g e são fundamentais para a formação das estruturas do corpo: músculos, pele, unhas, cabelos.

Assim, para a redução do peso deve existir uma redução do consumo de calorias, sem prejudicar o funcionamento do corpo e sua disposição. A estratégia para a perda de peso é muito particular e deve seguir as orientações de um nutricionista.

Falando em nutricionista, confira dicas desses profissionais para uma alimentação mais saudável.

Fontes: I. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção. 2014; II. Philippi ST. Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Ed Manole. 2008;1:213-216.