Em entrevista exclusiva à Wickbold, a chef especializada em alimentação saudável Anna Elisa de Castro, conta sobre a inauguração da sua escola de saúde integral a primeira do país, a NOS Escola, no Rio de Janeiro. Anna Elisa tem um currículo vasto é formada pela Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts, Food Educator pela Food Studies Institute, criadora e apresentadora do programa Sem Tempero Não Dá e apresentadora do programa Fazendo a Festa, do GNT, além de muitas outras coisas.

1) O que é a Escola de Saúde Integral?

Anna Elisa: A NOS Escola – NATURAL ORGÂNICO E SAUDÁVEL – é um sonho muito antigo que finalmente se concretizou. Uma vontade grande de atingir mais pessoas e criar uma rede de células multiplicadoras de saúde. A escola tem cinco pilares principais: alimentação saudável, espiritualidade, profissão, atividades física e relacionamentos. Acredito que para a pessoa ter uma saúde completa/integral, ela tem que estar realizada em varias áreas.

2) De onde surgiu a ideia para a Escola?

Anna Elisa: Sou formada pelo NGI – Natural Gourmet Institute  e pelo IIN – Institute for Integrative Nutrition, ambas em Nova Iorque. Fiz as duas escolas, mas sempre achei que uma complementava a outra. Uma é muito pratica e a outra, muito teórica. A IIN tem a ideia de “primary food” – o que nos alimenta primeiro, que são os quatro pilares da minha escola, sem considerar a alimentação saudável. A alimentação saudavel para eles é muito importante, mas vem em segundo plano, e eles ensinam todas as dietéticas, mas não ensinam a prática. A NGI é uma escola de chefs, tem muita prática, muita teoria relacionada à alimentação, porém não considera muito os outros quatro pilares. Eu vim com esse conceito novo de unir tudo.  E na NOS Escola a alimentação é tão importante quanto os outros pilares.

3) A escolha da localização da Escola tem a ver com sua proposta?

Anna Elisa: A NOS Escola ainda não tem sede própria, mas pretendo ter em um futuro próximo, pois procuro justamente uma casa que traga esse conceito. Não pode ser uma sala de aula com quatro paredes… precisa ser um ambiente gostoso. A casa onde estamos hoje traduz tudo isso. Tem um lindo jardim, é moderna, é clara…



4) Como funciona a Escola? Quem pode participar e como são programadas as aulas?

Anna Elisa: A escola funciona em dez fins de semana. Na verdade, agora serão onze, pois teremos um totalmente voltado para a prática de health coach. Os alunos também sairão formados como health coaches. As aulas acontecem aos sábados e domingos das 8:30h às 18:30h. Todos almoçam lá e cada aula tem sua dinâmica própria. Metade do curso é mao na massa. Para participar, basta ter 16 anos e muito vontade de transformar e fazer parte dessa rede.

5) Quais matérias fazem parte da grade curricular da Escola?

Anna Elisa: São 55 professores e eles aumentam a grade a cada dia [risos]. Eles são nutricionistas, médicos, musicoterapeutas, advogados, professores de yoga, padeiros, chefs, coaches, designers, geólogos etc. Temos aula de cosmetic natural, pão de fermentação natural, astrologia, alimentação infantil, nutrição para atletas, mediação de conflitos, aulas sobre a floresta amazônica… Teremos, por exemplo, uma médica da Califórnia que falará sobre genoma humano x alimentação.

6) Quais os próximos passos para a escola e para você?

Anna Elisa: Temos agora um único curso de formação, mas quero transformar a escola em uma casa de saber da saúde, onde eu possa ter cursos de diversos assuntos, assim como ter cursos de aprofundamento em outros. Quero transformar o NOS em um selo de saúde. Quero poder certificar bons produtos, lugares, terapeutas e como marca NOS, poder dividir essa marca com bons profissionais.