Quando se fala em férias, a primeira coisa que vem à cabeça é descanso. Que tal substituir as pernas pro ar no sofá por pernas para o ar durante um rapel?

O turismo de aventura é democrático e oferece esportes radicais para todos os gostos, idades e companhias. Ele também alivia o estresse de uma forma bem mais divertida. Além disso, os destinos são repletos de paisagens de tirar o fôlego que rendem fotos maravilhosas.

Se for com o parceiro, dá pra unir dias radicais com noites românticas, iluminadas pelas estrelas. Se for com os amigos, dá pra esticar a aventura noite adentro. Praticar esporte à noite também tem seus benefícios, saiba mais.

Conheça alguns destinos brasileiros procurados para esse tipo de roteiro:

Chapada Diamantina – BA

A Chapada Diamantina fica em uma área de mais de 1.500 km² com cachoeiras, cânions e grutas. O cenário exuberante chama para aventuras como trekking, trilhas e passeios pelas quedas d’água. Não esqueça a máquina fotográfica.

Bonito – MS

Bonito, como o nome já adianta, é uma cidade repleta de belezas naturais. Opções para se aventurar não faltam. Você pode nadar junto com diversas espécies de peixes coloridos, passear de bote em corredeiras, fazer boia-cross, mergulho, rapel e o que mais a disposição permitir.

Brotas – SP

A 250 quilômetros de São Paulo, Brotas é a capital paulista do turismo de aventura. Aqui a sugestão é fazer rafting, descer cachoeiras de rapel e atravessar vales em extensas e deliciosas tirolesas. As crianças também podem fazer parte da diversão praticando mini-rafting, por exemplo. Outras opções são voar de ultraleve, cavalgar e andar de quadriciclo.

Três Coroas – RS

Três Coroas fica a 92 quilômetros de Porto Alegre. Cercada por montanhas, pelo Rio Paranhana e seus afluentes, ela é a representação da diversidade cultural e do charme da Serra Gaúcha. A cidade oferece diversas opções de esportes radicais, entre eles o percurso de corredeiras a bordo de um bote inflável, rafting, tirolesa, rapel e canoagem.

Paraty – RJ

Paraty fica no estado do Rio de Janeiro, entre a serra e o mar. Sua localização privilegiada possibilita uma diversidade enorme de aventuras. Se você gosta de água, a cidade oferece opções como surf, passeios de caiaque e mergulho. Se ficar no chão soa melhor, que tal Jeep Tours, mountain bike ou trilhas? Aqui tem diversão para todos os gostos.

Se animou? Agora é só escolher o lugar que mais combina com você, separar a máquina fotográfica e viver momentos inesquecíveis. Boa viagem!

 

Fonte: GUIA QUATRO RODAS, VIAGEM E TURISMO E NATIONAL GEOGRAPHIC; Prefeitura de Três Coroas; Desviantes.